RIO – A Lituânia venceu a Austrália por 81 a 68, na tarde deste sábado, em Mogi, na estreia do desafio internacional de basquete. Às 14h30m, o Brasil enfrenta a China pela reta final da preparação para o torneio de basquete masculino dos Jogos Olímpicos, que estreia em 6 de agosto. Com a vitória, a Lituânia enfrentará neste domingo, às 14h30m, o vencedor da partida entre brasileiros e chineses. Ao meio-dia, os australianos enfrentam a equipe derrotadas.
Após uma bom primeiro quarto, em que venceu por 21 a 11, a Lituânia – primeiro adversário do Brasil nos Jogos, em 7 deagosto – parecia que conseguiria uma vitória tranquila. Na última quinta-feira, em amistoso, o Brasil vencera a mesma Austrália por 96 a 67.
Embora os lituanos conseguissem controlar o garrafão, graças ao pivô Jonas Valaciunas, a Austrália melhorou no jogo. O armador Patrick Mills comandava as ações pela seleção da Oceania. Com resultado parcial de 21 a 20 para a Austrália no segundo quarto, o jogo foi para o intervalo com vitória da Lituânia por 41 a 32.
No segundo tempo, os times diminuíram o ritmo. A Lituânia venceu o terceiro quarto, por 21 a 14, e a Austrália foi melhor no último quarto, 22 a 19. O cestinha do jogo foi Valaciunas, com 19 pontos. Ele pegou ainda oito rebotes. O armador lituano Mantas Kalnietis marcou 16 pontos e deu sete assistências. Pela Austrália, os destaques foram Mills, com 11 pontos e quatro assistências, e o ala-armador Joe Ingles, com 16 pontos e quatro rebotes.