A primeira etapa do Campeonato Paranaense de Tênis de Mesa tem início as 8h30 deste sábado, 11, e prossegue até domingo, 12, no Odilon Reinhardt (Neva), em Cascavel, na região Oeste do Estado. O evento é oficial do calendário da Federação Estadual (FTMP) e vai reunir mais de 300 atletas de 23 clubes e 19 cidades.
Além dos atletas que fazem parte da elite da modalidade e que disputarão pontos para o ranking que vai definir as seleções estaduais para a Copa Brasil e Campeonato Brasileiro deste ano, Cascavel também recebe duas novas categorias para iniciantes menores até 15 anos e iniciantes maiores de 16 anos até adulto.
Além desses atletas, como tradicionalmente acontece nas disputas do Paranaense, é frequente a participação de atletas da maior idade. Talvez o tênis de mesa seja a única modalidade que consegue reunir atletas de 60, 70 e até 80 anos idades. Isso demonstra uma paixão que vai além dos resultados, explica o presidente da FTMP Emerson Jerônimo.
De acordo com o vice-presidente da FTMP Edson Marroque, que é também o coordenador desta etapa, o fato de contar pontos no ranking para disputar as maiores competições do país deve estimular o nível técnico. Todos sabem da importância que tem essa etapa e acredito que isso vai se traduzir mesa a mesa, aposta o dirigente.
O Campeonato Paranaense de Tênis de Mesa é organizado pela Federação de Tênis de Mesa do Paraná (FTMP) com a chancela da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Prefeitura de Cascavel.