AUTOMÓVEIS

Pintura dos veículos exige atenção redobrada na estação do inverno

Aprenda a cuidar da pintura de carros durante o inverno e evite danos causados por sereno e sujeira - Foto: Divulgação
Aprenda a cuidar da pintura de carros durante o inverno e evite danos causados por sereno e sujeira - Foto: Divulgação

Brasil - Durante o inverno, a pintura dos veículos exige atenção redobrada. A combinação de sereno, sujeira e, em algumas regiões, geada, pode causar manchas, perda de brilho e até trincas na camada de verniz, comprometendo a aparência do carro e gerando gastos com manutenção estética. Embora nem sempre visíveis de imediato, esses danos se acumulam com o tempo e afetam diretamente a durabilidade da pintura.

Isso é comprovado por pesquisas recentes do setor. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), a busca por serviços de repintura automotiva cresceu 3,6% em 2025, impulsionada tanto por reformas em carros usados quanto pela necessidade de corrigir danos causados por descuidos no cuidado diário. Para evitar esse tipo de desgaste, o Gerente Técnico da Divisão de Repintura Automotiva da PPG, Ricardo Vettorazzi, recomenda a adoção de medidas simples, mas eficazes, que ajudam a preservar o aspecto original da pintura no inverno.

Lavagem

O especialista recomenda o uso de sabão com pH neutro na limpeza. Substâncias como gasolina, álcool e solventes não devem ser aplicadas sobre a lataria, pois podem danificar a camada protetora da pintura. Em caso de sujeiras ácidas, como por exemplo fezes de aves, o ideal é lavar a área imediatamente e secar bem a superfície.

Polimento

Apesar de parecer uma prática de conservação, o polimento frequente desgasta a camada final da pintura. “Mesmo em carros brancos ou de cores claras, o excesso de polimento reduz a proteção oferecida pelo verniz, já que muitos modelos utilizam o mesmo tipo de acabamento”, explica Ricardo.

Orvalho e geada

Com a chegada das frentes frias, o acúmulo de sereno e cristais de gelo pode provocar manchas e microfissuras na pintura. A orientação é proteger o carro em garagens cobertas ou utilizar capas automotivas adequadas. No entanto o uso de capa exige atenção: ela só deve ser colocada com o carro limpo e seco. Poeira ou umidade sob o tecido podem causar riscos e manchas.

Em caso de danos, a recomendação é procurar técnicos capacitados, que trabalhem com tecnologias de repintura mais duráveis, como produtos base água e de alto sólidos. O profissional também poderá avaliar se o reparo deve ser feito com correções localizadas ou se será necessário repintar toda a peça.

Tempo de cura

Quem fez reparos recentes na pintura deve evitar a lavagem em máquinas automáticas por, no mínimo, 30 dias. A aplicação de cera também exige cautela: só deve ser feita após 90 dias, quando o verniz já está completamente seco.