A Monster Energy Honda cumpriu ontem os últimos preparativos para o início do Rali Dakar 2024, no enorme acampamento da prova em Al Ula, na Arábia Saudita. Após shakedown positivo com as novas motocicletas Honda CRF 450 RALLY, na última terça-feira (2), a equipe teve como foco as verificações técnicas e administrativas, realizadas com sucesso.
O dia também foi marcado pela comemoração do aniversário do piloto do time Adrien Van Beveren. O francês, que está prestes a encarar o seu nono Rali Dakar, completou 33 anos. A 46ª edição da prova terá início nesta sexta-feira (5), com o prólogo de 28 quilômetros, sendo que estão previstos 130 km de deslocamentos.
A tomada de tempos define a ordem de largada para a primeira etapa da jornada. De acordo com os organizadores, o prólogo já irá levar os competidores ao limite, por meio de trechos com rocha, areia e belas paisagens. Será um verdadeiro teste para a etapa inicial, no sábado (6), que trará 414 km de especiais e 127 km de deslocamentos entre Al Ula e Al Henakiyah.
Além de Adrien Van Beveren, a Monster Energy Honda conta com os pilotos Ricky Brabec (vencedor de 2020, único piloto norte-americano a ganhar o Dakar); Jose Ignacio Cornejo (do Chile); Skyler Howes (dos Estados Unidos, contratado pela equipe em setembro, após o terceiro lugar de 2023); Tosha Schareina (da Espanha); e Pablo Quintanilla (chileno vice-campeão em 2020 e 2022). O time é o atual detentor do título do Campeonato Mundial de Construtores da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).
Válido como abertura do Campeonato Mundial da modalidade, o Rali Dakar tem percurso total de mais de 7.900 km – cerca de 4.770 deles de especiais (trechos cronometrados), incluindo 60% de caminhos inéditos. O desafio total soma 12 etapas, além de um dia de descanso, e a chegada está programada para 19 de janeiro, em Yanbu. Esta é a quinta vez que o Rali Dakar é sediado na Arábia Saudita.
Crédito: Divulgação