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Kia completa 30 anos no Brasil

Kia completa 30 anos no Brasil

A Kia Brasil completou 30 anos de atividades ininterruptas de importação de veículos automotores da montadora sul-coreana Kia Corp., cuja nomeação ocorreu no dia 30 de junho de 1992, logo após a abertura do mercado brasileiro de autoveículos ao comércio internacional.

Esta data marca também a entrega da unidade de número 450.000, com a venda do SUV full hybrid Niro, pela concessionária Stern, de São Paulo, à cliente Lina Monetta Silva, que recebeu – no último dia 23 de agosto – certificado de compensação de emissões de carbono até 160 mil km rodados e um pacote de revisões periódicas gratuitas.

Como celebração, a Kia Brasil está estendendo a compensação de emissões de carbono até 160 mil km rodados a todos os novos compradores do Niro HEV, a partir desta unidade comemorativa até o final deste ano.
“De modo resumido, a trajetória de 30 anos da Kia Brasil pode ser traduzida pela definição da palavra resiliência”, enfatiza José Luiz Gandini, presidente da empresa, para quem “desde o momento do início das operações, até os dias de hoje, passando por momentos de altos e de baixos do setor de importação, ora com medidas governamentais de proteção à indústria nacional ora com as instabilidades cambiais”.
No início de 1992, portanto dois anos após a abertura do mercado, José Carlos Gandini – pai do atual presidente da importadora, José Luiz – foi procurado por um cidadão sul-coreano, residente no Brasil, que à época prospectava empresários brasileiros para a representação oficial da Kia Corp.
Ainda no primeiro semestre daquele ano, José Carlos Gandini foi à Coreia do Sul conhecer a Kia. Na sequência, uma comitiva de executivos da montadora veio o Brasil para conhecer o Grupo Gandini. Em maio daquele mesmo ano, em uma sexta-feira, José Carlos recebia a notícia de que o grupo havia sido nomeado importador oficial Kia, com a ressalva de que “o primeiro pedido deveria ser de no mínimo 1.000 veículos”, antes mesmo da estruturação da empresa e da nomeação da rede de concessionárias no país.
José Carlos Gandini confirmou o pedido de 1.000 unidades, uma mescla entre os modelos Besta, Besta Furgão, pick-up Ceres e o caminhão leve K3500. A ousadia do presidente do Grupo Gandini assustou a todos da diretoria. O próprio filho José Luiz Gandini, foi ao Paraguai, no dia seguinte, um sábado, para conhecer os veículos da Kia, até porque só os conhecia por meio de folders totalmente escritos em coreano.
Assim, a Kia Motors do Brasil foi fundada no dia 30 de junho de 1992. De agosto a dezembro do mesmo ano, a Kia Brasil iniciou a estruturação da sua rede de concessionárias com seis pontos de atendimento full service, uma característica da empresa desde o início das operações por ofertar ao mercado brasileiro veículos considerados de trabalho, que necessitam de pronto atendimento de pós-vendas. Naquele ano, a Kia apresentou pela primeira vez sua linha de produtos ao público no Salão do Automóvel.

Próximos passos
Pouco mais de dois anos atrás, a primeira semana de 2021, a Kia Corp revelou seu novo logotipo corporativo e slogan de marca global – “Movement that inspires” -, que significam a transformação ousada da montadora e o propósito de marca totalmente novo.
A introdução do novo logotipo representa as ambições da Kia de estabelecer uma posição de liderança na futura indústria de mobilidade, renovando quase todas as facetas de seu negócio.
O lançamento do novo logotipo segue o anúncio da estratégia de negócios de longo prazo “Plano S” da Kia em 2020, por meio do qual a marca, entre outros objetivos, tem a ambição de assumir uma posição de liderança no mercado automotivo global. O foco está na popularização dos veículos elétricos e na introdução de uma ampla gama de serviços de mobilidade, ajustados para atender às necessidades e gostos dos indivíduos e dos mercados locais.
Dentro dessa nova filosofia de trabalho, a Kia Brasil recebeu o EV6, modelo-demo 100%, e iniciou a comercialização do Stonic, MHEV – Mild Hybrid Electric Vehicle ou híbrido leve.
No ano passado, a caminho da eletrificação efetiva de veículos automotores, a Kia Brasil lançou – em julho – o seu modelo mais vendido, agora na versão também MHEV, o Sportage; e em outubro, o Niro, SUV Full HEV.
Para o início de 2024, a Kia Brasil tem programado para o seu portifólio a chegada dos primeiros modelos 100% elétricos no país, com o lançamento do SUV de grande porte EV9 e do Niro EV, ambos já embarcados para homologação no Brasil.

Fotos: Divulgação