Policiais civis da 15ª SDP (Subdivisão Policial) de Cascavel realizaram uma manifestação pacífica, em frente à delegacia, na tarde desta segunda-feira (22) pedindo mais ações de prevenção à covid-19 para a categoria. Durante uma hora a delegacia ficou fechada.
Os manifestantes pedem que toda a classe seja vacinada o mais rápido possível. Foram registrados mais de 25 casos de covid-19 entre os servidores no último mês e dois policiais faleceram por decorrência do novo coronavírus nos últimos dias.
De acordo com o Delegado da Polícia Civil, Fernando Zamoner, um dos servidores da 15ª SDP ainda está em estado gravíssimo. “Se não houver uma atenção especial, em breve, a segurança pública vai acabar faltando em razão do seu principal recurso que são as pessoas. Chegamos numa situação perto do nosso limite, é preciso atenção nesse sentido. Trabalhamos 24 horas, atuamos dioturnamente junto à sociedade”.
Em Cascavel são instaurados mais de cinco mil procedimentos investigatórios por ano e o atendimento chega a 1 mil pessoas por semana na delegacia. O fluxo alto faz com que os profissionais se tornem um público muito vulnerável e as consequências estão sendo sentidas pelos servidores. “Nós não queremos que a categoria pare e para isso é importante que haja uma sensibilidade em relação a aceleração desse processo de vacinação”.
Segundo o último levantamento, 23 profissionais ficaram afastados simultâneamente por conta da covid-19.