É tempo de folia e alegria e não de ficar doente e passa mal, não é mesmo? Por isso, o Dr Bactéria traz algumas dicas e alertas importantes para você não cair nos blocos de bactéria e da doença do beijo.
PRIMEIRA REGRA: OLHO NA HIGIENE!
“Vale ressaltar que muitos vendedores visam ganhar dinheiro rápido, nem sempre são da área da gastronomia e não levam a sério procedimentos básicos de higiene”.
LIMPEZA E PRESENÇA DE INSETOS:
Doenças veiculadas por alimentos
Erros: Comer em locais com baixo grau de higiene.
Prevenção: Observe itens que podem indicar falta de higiene: odor desagradável, presença de insetos (vivos ou mortos), poeira etc.
CACHORRO-QUENTE E SALSICHÃO:
Presença da bactéria Listeria monocytogenes e Salmonella.
Consequências: Listeria. Pode causar aborto ou, de 8 a 12 horas após a ingestão, levar a diarreia e esmagamento abdominal por cólica por 24 horas.
Salmonella: diarreia, vômito e febre por uma semana.
Erros: consumir salsicha crua ou com maionese caseira.
Prevenção: Cozinhe bem a salsicha, deixe-a totalmente imersa na água, que deve estar liberando vapor. A maionese deve ser industrializada.
CHURRASQUINHO:
Presença de Bacheria Escherichia coli O157: H7.
Consequências: Após 8 a 12 horas podem surgir diarreia e cólicas abdominais por 24 horas.
Erros: consumir carne mal passada ou mal refrigerada.
Prevenção: Prefira churrasquinho feito na hora e bem passado. Deve-se evitar passar o churrasquinho na farinha que pode estar contaminada ou manipulada. A carne crua deve ficar armazenada em isopor com gelo ou refrigerada.
NÃO USE CANUDOS, PRATOS E TALHERES REAPROVEITADOS
Presença de vírus e bactéria causadora de gastrite (H. pylori)
Consequências: viroses e outras doenças transmissíveis pelo contato.
Erros: Reutilização e uso de produtos mal montados.
Prevenção: Após o uso, as ferramentas devem ser destruídas para evitar sua reutilização.
MILHO COZIDO
Presença da bacéria Bacillus cereus.
Consequências: Após 8 a 12 horas podem surgir diarreia e cólicas abdominais por 24 horas.
Erros: Deixar o milho numa temperatura abaixo de 60ºC por mais de duas horas.
Prevenção: Manter ou alimentos de origem a mais de 60ºC.
DOENÇA DO BEIJO
O beijo pode trazer doenças como a fissura no lábio, causada por microrganismos de Candida albicans. Já a monocleose infecciosa, a “doença do beijo”, a pessoa pode sentir os sintomas parecidos com a gripe após três a quatro semanas. Mesmo depois de curada, essa pessoa pode transmitir as bactérias por seis meses.
Confira mais cuidados que o folião deve ter
Já é Carnaval! Haja preparo físico e disposição para tanta folia, por isso é importante ficar atento à saúde e à segurança na hora de pular Carnaval. Confira algumas dicas importantes.
Preparo físico
“Resistência muscular é importante”, diz o educador físico Marcos Medeiros. Então, se você é sedentário, nada de ficar pulando o dia todo atrás do trio elétrico ou nos blocos de rua e de clubes.
Lesões
O ortopedista Serafim Costa chama a atenção para o tipo de calçado ideal para o Carnaval. O tênis diminui o impacto nas articulações de sustentações. “O calçado deve ser confortável, que não aperte os pés. O solado funciona como amortecedor. Então, se você usar um tênis, o melhor é aquele de corrida, que amortece o impacto. Aquele tênis com solado mais fininho não é ideal. Usar sandálias rasteiras não é uma boa ideia porque o impacto é maior. É melhor usar sandálias com solado mais fofo”, explica. Sobre sapatos com salto: “Quanto mais alto o salto, maior a possibilidade de você desequilibrar e torcer o pé e o tornozelo”. E, quando estiver em casa, para descansar, coloque as pernas inclinas para cima e repouse.
Hidratação
“É muito importante a parte da hidratação. Beber água, água de coco e isotônico… Isso ajuda muito entre o intervalo das bebidas [alcoólicas], entre uma cerveja e uma caipirinha”, aconselha a nutricionista Priscila Correa.
Alimentação
Durante o Carnaval, o folião tem um maior gasto energético. A nutricionista Karine Bello dá algumas dicas para o folião curtir o Carnaval com energia e saúde. “É importante o folião estar atento ao café da manhã, almoço, lanche, jantar. Parar para essas refeições para que consigam brincar o Carnaval até o fim”, lembra a nutricionista. A recomendação é ingerir alimentos leves, produtos integrais, cereais e frutas. Melão, abacaxi e melancia podem ajudar na hidratação. Karine também recomenda evitar os energéticos.
Bebida alcoólica
Os jovens com menos de 18 anos não devem consumir qualquer quantidade de bebidas alcoólicas. O cirurgião cardiovascular José Lima Oliveira Júnior alerta para o coquetel da morte: “Se combinar estimulante sexual, energético e bebidas destiladas, a pessoa passa a ingerir um coquetel de morte. Aumenta muito o risco de infarto e morte súbita”, afirma o médico.
Camisinha
O uso do preservativo é recomendado para evitar a gravidez e infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, HPV, sífilis, gonorreia e hepatites B e C.