O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), tem orgulho de ser pioneiro para a comunidade através do trabalho do Gabriel Gollyjewski da Silva, 26 anos. O profissional é técnico em enfermagem e está concluindo a graduação de Enfermagem. O jovem atua como estagiário do Núcleo Interno de Regulação (NIR) há cerca de um ano, quando entrou no HUOP e explicou um pouco como é o seu trabalho. “Me sinto muito feliz e satisfeito atuando na área da saúde. Há um ano quando iniciei o estágio no HUOP, desenvolvi algumas estratégias de comunicação não verbal. Uma delas foi imprimir o alfabeto em Libras e colar no mural da Enfermagem. Em pouco tempo a inclusão foi acontecendo e as barreiras da comunicação não verbal foram quebradas, neste período toda a equipe evoluiu e, hoje, sou conhecido em todo o HUOP. Também tenho colegas surdos que trabalham em outros setores, como o de recursos humanos. O Centro Obstétrico é onde mais tenho atuado junto com as equipes, pois, também recebemos mãezinhas da comunidade surda desde o pré-natal até o nascimento do bebê no HUOP. Me sinto muito feliz no que faço” finalizou o profissional.
E por falar em comunidade surda, Gabriel explica que foi durante o período da pandemia da Covid-19 que ele deu um “salto” nas redes sociais levando informação através de vídeos explicativos sobre que estava acontecendo, a importância da imunização e cuidados da população surda se proteger naquele momento. “Muitas pessoas de Cascavel e da região me procuraram através das redes sociais no triste período que vivemos durante pandemia da Covid-19. Foi através desses vídeos explicativos que no fim de novembro tivemos duas gestantes surdas em nosso Centro Obstétrico e eu pude acompanhá-las durante o pré e pós-parto. Elas sabem que sou técnico em enfermagem e estou concluindo a graduação como enfermeiro e pude acompanhar período gestacional até o dia do parto, tirando dúvidas que surgiram como por exemplo: Qual o trabalho de uma doula, como é a nossa maternidade. Esse trabalho só realizado após encaminhar um ofício a direção geral da Instituição que abraçou a ideia. Oferecendo segurança as mãezinhas surdas que procuram o HUOP”, explicou Gabriel.
No dia 6 de dezembro, a Câmara Municipal de Cascavel, prestou uma homenagem a Gabriel, como o primeiro enfermeiro surdo do Estado do Paraná. O HUOP tem orgulho em contribuir com esse momento na jornada profissional de Gabriel, mostrando a importância da inclusão desses profissionais para toda a comunidade e principalmente no ambiente hospitalar. “É muito emocionante receber essa homenagem como o primeiro enfermeiro do Estado do Paraná e poder proporcionar um atendimento seguro à comunidade surda. É só sentindo na pele para saber o que cada pessoa surda passa dia a dia e poder mostrar essa acessibilidade para todo mundo é algo muito gratificante”, finalizou Gabriel.
Fonte: Assessoria/Foto: Guilherme Silveira