Cascavel – Esporte que tem calendário praticamente o ano todo para as equipes do interior do Estado e atrai mais adeptos a cada temporada, o futsal já começou a movimentar os atletas para as disputas de 2016.
Os principais times paranaenses deram início nesta semana à preparação para as competições do ano. As primeiras disputas estão marcadas para este mês: a 4ª Copa Cataratas, de 25 a 27, em Foz do Iguaçu, e a 43ª Taça Brasil, de 29 de fevereiro a 6 de março, em Carlos Barbosa.
Na terra das Cataratas a competição será no formato quadrangular e reunirá ainda as equipes de Marechal Cândido Rondon, Orlândia (SP) e Joinville, além da anfitriã, que teve o início de sua pré-temporada atrasado por conta dos treinos da seleção brasileira no Ginásio Costa Cavalcanti.
A reapresentação do Foz Cataratas deveria ter ocorrido na segunda-feira, mas ficou para ontem. O time segue sob o comando do técnico Fabinho Gomes e está agora reforçado do goleiro Fabiano (ACF), dos fixos Alessandro (Ibirubá-RS) e Carlos (Vento e Popa-BA), dos alas Leandrinho (Marechal), Diego (Canoinhas-SC), Allan (Dois Vizinhos) e Douglas (Blumenau-SC) e dos pivôs Dilvo (Vento e Popa-BA) e Herick (ACF). Eles se juntam aos remanescentes Ari, Léo Evangelista, Willian Brandão e Romarinho e aos atletas sub-20 Bruno, Andrey, Fernando Rolim e Minerow.
Cascavel
Times que terão um extenso calendário em 2016 por conta da Liga Nacional, Cascavel e Marechal foram os primeiros da região a iniciarem os treinamentos deste ano, na quinta-feira passada.
No time cascavelense, que ano passado teve seu pior desempenho dos últimos anos, os reforços contratados são para o setor ofensivo: dos alas Batata (Toledo), Rodriguinho (Foz Cataratas) e Rafinha (Eca-RS) e os pivôs Silon (Bento Gonçalves-RS), Vitinho (Manoel Tobias/Sesc-CE) e Elenilson (Toledo). No comando técnico segue o treinador Nei Victor, que está em sua 19ª temporada.
Já os atletas remanescentes são Henrique, Taylon, Matheus, Issamu, Rafael, Deilton, Dudu, Caça, Cadini e Guilherme. A estreia do Cascavel na temporada será na Taça Brasil de Clubes.
Marechal
No Marechal uma das apostas é no comando, onde está o renomado técnico Paulinho Sananduva. Também chegaram o goleiro Deivid (Orlândia-SP), o fixo Pelé (Ponta Grossa), os alas Eduardo Jabá (São Lucas), Jaiminho (Assoeva-RS), Deivão (Guarapuava) e Cristian Alfinete (Teutônia -RS), e os pivôs Tiago Selbach (Lajeado-RS) e Marquinhos (Ponta Grossa).
Eles se juntaram aos remanescentes Dalton, Biel, Djaelson, Parrel, Jotinha e Barbosinha, além dos pratas da casa Dudu, Obina, Augusto, Carlos e Rafinha Silva. A estreia do Marechal na temporada será na Copa Cataratas.