Esportes

Neymar está a um gol de igualar marca de Pelé após completar 25 anos

65928803_Brazil%27s Neymar celebrates after scoring against Uruguay during a 2018 World Cup qualif.jpg

A grande fase de Neymar pela seleção brasileira pode atingir um novo capítulo contra o Paraguai, na terça-feira, em São Paulo. O atacante, que completou 25 anos em fevereiro, precisa apenas de um gol para atingir a marca que Pelé conseguiu pela seleção brasileira quando completou a mesma idade.

Seleção brasileira – 24.03

Em sua primeira convocação após completar 25 anos, em outubro de 1965, o Rei do Futebol atingiu 52 gols pelo Brasil. O feito foi atingido em amistoso contra a União Soviética, que terminou empatado em 2 a 2 em novembro daquele ano. Os dados são do site “RSSF”.

Neymar, que completou 25 anos em janeiro, chegou aos 51 gols pela seleção com o belo chute que encobriu Martín Silva na goleada por 4 a 1 sobre o Uruguai, na quinta-feira, pelas eliminatórias da Copa de 2018. Esta foi a primeira convocação do atacante desde o aniversário, e ele ainda terá a partida contra o Paraguai na terça, às 21h45m (horário de Brasília), para tentar igualar ou até ultrapassar a marca de Pelé.

MÉDIA DE GOLS É DISTINTA

Pelé chegou à marca dos 52 gols ao longo de nove anos, entre 1957 e 1965, quando disputou pela seleção brasileira 50 partidas de acordo com os registros do “RSSSF”. A média, portanto, era de mais de um gol por jogo.

Neymar, por sua vez, também registrou seus gols em nove anos de atividade pela seleção principal, mas disputou mais jogos neste período: foram 76 partidas entre amistosos, eliminatórias, Copas América e Copa do Mundo. A média do atacante do Barcelona é de 0,67 gol por jogo. O levantamento do “RSSSF” não inclui partidas nos Jogos Olímpicos, que é considerado um torneio sub-23.

Se quiser manter-se no encalço de Pelé, Neymar terá que continuar produzindo muitos gols pela seleção brasileira ao longo deste ano. Quando completou mais um ano de vida, em 1966, Pelé já tinha alcançado 59 gols pela seleção. No total, o Rei do Futebol somou 77 gols em 92 jogos pela seleção de acordo com o “RSSSF”, o que dá uma média de 0,83 gol por jogo – superior ao índice atual de Neymar.

Os números de Neymar desde que Tite assumiu o comando da seleção brasileira são bastante animadores. O atacante do Barcelona disputou seis jogos sob o comando do treinador. Neles, marcou cinco gols e deu seis assistências, segundo o site de estatísticas “Squawka”.