Cotidiano

Eletroterminal: Licitação de carregadores dos ônibus elétricos fecha em R$ 7,4 mi

Eletroterminal: Licitação de carregadores dos ônibus elétricos fecha em R$ 7,4 mi

Cascavel – A circulação dos ônibus elétricos em Cascavel está cada vez mais próxima. Na sexta-feira (24) foi homologada a licitação modelo pregão eletrônico realizada pela Transitar, para a compra e instalação de nove carregadores elétricos que vão abastecer a nova frota da cidade e que farão parte do Eletro Terminal, um espaço destinado ao carregamento e estacionamento dos 15 ônibus elétricos que foram adquiridos pelo o Poder Público.
De acordo com a presidente da Transitar, Simoni Soares, uma empresa de Minas Gerais venceu o certame e apresentou a proposta de R$ 7,4 milhões, ou seja, um desconto de R$ 1 milhão do valor total que era de R$ 8,4 milhões. A empresa já trabalha com a instalação deste modelo de equipamentos em outras cidades em todo o país.
“Essa empresa já tem outros projetos no Brasil de terminais de recarga de veículos elétricos, então enquanto a capacidade técnica nós estamos bem tranquilos, porque é um projeto que foi muito robusto, muito bem desenhado. Tivemos um cuidado muito grande em relação à capacidade de execução que a empresa vencedora precisava para executar esse projeto”, disse Soares.
O Eletroterminal será instalado ao lado do atual Terminal Oeste, aonde serão instalados sete pontos de carregamentos. Os outros dois pontos serão um no Terminal Sul e o outro no Terminal Leste. Segundo a presidente, a ideia é priorizar a instalação dos dois pontos nos terminais, processo que deve ser mais rápido também, até pela estrutura que já possuem, já que a parte civil do Eletroterminal ainda precisa ser executada.
“A obra física que é a parte do piso, da base para receber esses equipamentos, tem uma licitação paralela que foi realizada pela Secretaria de Obras e deve iniciar em breve”, disse. A previsão é que no máximo 150 dias a estrutura do Eletrotermina esteja pronta para, então, ser feita a infraestrutura de recarga para o carregamento dos ônibus elétricos. O espaço será um grande estacionamento para 15 ônibus, mas com capacidade de dobrar ou até triplicar a quantidade.
Cada espaço terá apenas um poste de carregamento, já que o cabeamento será todo subterrâneo, seguindo o mesmo modelo implantado na Avenida Brasil. Os ônibus serão estacionados de ré, pois o sistema de carregamento é feito na parte traseira do ônibus. Soares confirmou ainda que a previsão é que os 15 ônibus elétricos que foram adquiridos pela a Transitar, sendo 13 convencionais e 2 articulados, pelo valor de R$ 42 milhões cheguem até o fim deste ano. O tempo médio de recarga de cada um dos ônibus é de duas horas e meia, com autonomia de aproximadamente 250 quilômetros.

“Nova rua” e usina

Outra novidade que fará parte do projeto da nova estrutura, será a abertura de uma rua entre o Eletro Terminal e o Terminal Oeste. A ideia é que os ônibus que atualmente saem do terminal não tenham que descer até a Rua Presidente Juscelino Kubistchek para voltar a Avenida Brasil, mas que saiam do terminal, passem por essa nova rua e já acessem a avenida, um percurso mais curto, liberando também o trânsito da região, principalmente na JK que é bastante intenso nos horários de pico.
A energia elétrica que vai abastecer o Eletro Terminal será produzida na Usina Fotovoltaica que está sendo construída em anexo ao Aterro Municipal da cidade. No local, estão sendo instaladas diversas placas que farão a captação de energia que será mandada diretamente para a rede da Copel e, ser feita a compensação dessa energia é que será utilizada para abastecer os ônibus elétricos. A previsão é que eles cheguem até o fim do ano na cidade.
A licitação da usina fotovoltaica foi realizada ainda no mês de setembro e a empresa ISL Importação e Exportação Indústria e Comércio LTDA ganhou pelo o valor de R$12.794.554,77, com prazo de sete meses para a construção. A usina será construída em cima de uma célula desativada há mais de 12 anos, no aterro que fica no distrito de Espigão Azul, com previsão de gerar cerca de 2,5 mega whatts, um pouco a mais do que será consumido pelos os ônibus que chegará à casa dos 1,5 mega whatts.