Cascavel – Os trabalhos para a duplicação da BR-163 no trecho de Toledo a Marechal Cândido Rondon foram iniciados em novembro e retomados na terça-feira. Passado o período de duas semanas de férias coletivas, a equipe do Consórcio Castilho Castellar, vencedor da licitação para executar os serviços, segue com a segunda etapa da obra que inclui a terraplenagem de um trecho de 5,8 quilômetros. Até o momento, apenas dois quilômetros foram contemplados.
O cronograma de serviços para atender todo o perímetro, entretanto, depende das condições do tempo. Com a ocorrência de chuva frequentemente em novembro e dezembro, o trabalho das máquinas foi prejudicado e, por isso, a equipe do Consórcio não tem previsão para concluir a terraplenagem logo.
Para a fase inicial do projeto, o governo federal liberou R$ 10 milhões à empresa vencedora da licitação. A duplicação da BR-163, entretanto, dependerá ainda do empenho de mais recursos por parte da União.
O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) afirma com relação à duplicação que ainda não há previsão para a intensificação dos serviços e que neste momento etapas iniciais preparatórias.
A duplicação entre Toledo e Marechal Cândido Rondon contemplará 38,9 quilômetros. O custo total da obra está estimado em R$ 310 milhões. A previsão é de que todo o projeto, incluindo sete planos elevados e duas trincheiras, seja concluído no prazo de cinco anos.
Primeira etapa
A primeira etapa da obra divulgada por O Paraná no mês de novembro previa a limpeza da vegetação dos 5,8 quilômetros às margens da rodovia. O trabalho foi finalizado no mês passado. O Consórcio Castilho Castellar recebeu autorização do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) para executar os serviços iniciais da duplicação.
A instalação de pilares de concretos para duas passarelas, uma a 200 metros antes do trevo de entrada de Toledo e outra que será construída em frente ao Centro de Eventos Ismael Sperafico, também acaba de ser concluída pela empresa.
Dnit garante limpeza da BR-467
A partir desta semana, o Dnit afirma que uma empresa retomará os serviços de roçada e limpeza na rodovia BR-467. Com relação à manutenção da pista, o órgão afirma que os serviços continuam e seguem normalmente com reparos localizados.
Na edição de terça-feira, o jornal O Paraná publicou matéria a respeito da falta de sinalização na pista e problemas com placas que em alguns trechos estão praticamente cobertas pelo mato alto. A situação preocupa pelo risco de acidentes que podem ocorrer na BR-467 diante do fluxo alto de veículos diariamente.