Liam Cunningham, ator de ‘Game of Thrones’, fez uma visita surpresa, nesta terça-feira, a um adolescente sírio refugiado na Alemanha, que vive em Stuttgart, um mês após encontrá-lo pela primeira vez na Jordânia.
Cunningham, que interpreta Davos Seaworth no seriado, visitou Hussam Alheraky pela primeira vez quando visitou a província de Irbid, na Jordânia, no início do mês passado, como parte de um projeto de caridade chamado Visão Mundial que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a situação dos refugiados.
O ator irlandês e os colegas de profissão Lena Headey and Maisie Williams também visitaram campos de refugiados na Grécia, no início deste ano.
À Reuters, Alheraky disse que ficou ‘muito feliz’ quando Cunningham o surpreendeu:
– Foi como ver meu pai – disse o adolescente.
Hussam é um dos mais de quatro milhões de sírios que deixaram o país desde o início da guerra, em 2011, numa revolta popular contra o presidente Bashar al-Assad. A guerra matou mais de 300 mil pessoas, e metade da população ficou desabrigada.
– Um avião jogou mísseis na minha escola. Muitos alunos, amigos meus, foram mortos – disse Hussam.
Segundo a Visão Mundial, o pai e o irmão do refugiado já estão legalmente instalados na Alemanhã. O adolescente está em um hotel em Stuttgart, com a mãe, até que eles encontrem uma habitação. E Hussam está aprendendo, por conta própria, a falar alemão.
Cunningham parabenizou a Alemanha por acolher refugiados:
– Este é o resultado de alguém no governo daqui e do grande coração do povo alemão para aceitar pessoas com problemas.