Cotidiano

66,9% dos paranaenses pretendem presentear no Dia das Crianças

Movimento de vendas de brinquedos para o Dia das Crianças, comércio varejista nas ruas do Polo Saara, centro do Rio de Janeiro.
Movimento de vendas de brinquedos para o Dia das Crianças, comércio varejista nas ruas do Polo Saara, centro do Rio de Janeiro.

Outubro está chegando e a criançada está ansiosa para receber os presentes do Dia das Crianças, um verdadeiro Natal antecipado. E estão animadas com razão, pois a sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR mostra que 66,9% dos paranaenses pretendem presentear no próximo dia 12 de outubro.

O percentual é menor do que no ano passado, quando 74,4% das crianças seriam presenteadas, mas esta é a terceira maior intenção de compras da série histórica da pesquisa, iniciada em 2016. O principal motivo para não presentear é não ter uma criança no círculo familiar ou social.

O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, explica que a comemoração da data foi instituída em 1924 no Brasil, e é um grande estímulo para o varejo no segundo semestre. “A pesquisa do Dia das Crianças demonstra que dois terços da população paranaense pretendem presentear, voltando os brinquedos a se destacar com relação aos outros tipos de presentes para o público infanto-juvenil. Embora as compras pela internet se sobressaiam, o comércio tradicional lidera a preferência para a aquisição”, reitera.

 

Tipo de presente

Quem tem criança em casa já deve ter recebido alguma dica ou até mesmo uma lista com os itens mais desejados. Obviamente, os brinquedos despontam na preferência e serão a escolha de 69,6% dos consumidores, percentual bastante acima dos 55,6% mencionados na sondagem do ano passado.

Roupas e calçados tiveram queda, ao passarem de 45,7% das menções em 2022 para 28,7% neste ano. Os jogos educativos também devem ter redução esse ano, com apenas 5,3% das citações, ante 9,6% em 2022. Da mesma forma os livros, que em 2022 receberam 5,1% das intenções de compra, este ano têm somente 2,8% das menções.

A escolha do presente será feita principalmente por quem fará a compra, com 71,7%. Mas uma parcela considerável, de 36,8%, vai deixar a criança escolher o que quer ganhar.