Cotidiano

BR-163: Asfalto de mais de meio bi já está com remendos

Há pouco mais de um mês foram empenhados R$ 45 milhões

BR-163: Asfalto de mais de meio bi já está com remendos

Reportagem: Juliet Manfrin

Santa Tereza do Oeste – Em uma obra que vai custar R$ 579 milhões aos cofres públicos, o trecho de 20 quilômetros duplicado e liberado para tráfego há menos de dois anos na BR-163 entre Cascavel e o Distrito de Marmelândia, em Realeza, feito com estrutura de concreto para durar décadas, chama a atenção em alguns de seus trechos.

Do Distrito de Santa Maria, em Santa Tereza do Oeste, até o posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Lindoeste há pelo menos quatro pontos com remendos bem evidentes. Eles foram feitos nas últimas semanas e se destacam no percurso, pois possuem cerca de cinco metros de cumprimento e seguem em uma das faixas sempre na largura da pista.

A Superintendência do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) foi questionada sobre as intercessões, mas não se posicionou sobre os remendos. Informou apenas que a duplicação de 74 quilômetros iniciada em outubro de 2015 – que deveria ter sido entregue ano passado – deve ser concluída no fim de 2020. Contudo, para isso, ainda depende de mais de R$ 200 milhões – sem garantias orçamentárias -, tendo apenas previsão para liberação de parte dessa verba ainda neste ano.

Há pouco mais de um mês foram empenhados R$ 45 milhões, que asseguram o andamento dos trabalhos ali. Sobre o restante dos recursos, o Dnit destacou que “na Lei Orçamentária Anual consta cerca de R$ 181 milhões para a obra em questão [não há garantias de empenho de todo o valor]. Deste total, já foram empenhados R$ 45 milhões para a obra [neste ano]. Atentamos que esse valor ainda não foi totalmente empenhado para os contratos em questão e o restante será liberado ao longo do ano”.

Trecho entre Toledo e Marechal liberado

Já em outro trecho da BR-163 também em duplicação, entre Toledo e Marechal Cândido Rondon, de um total de 38,8 quilômetros, 20,1 deles – do KM 237,8 ao 258 – foram liberados para tráfego na tarde da última sexta-feira (10).

Não houve solenidade oficial. O trecho em pista dupla vai desde o viaduto com a Rua Barão do Rio Branco, em Toledo, até a localidade de Esquina Ipiranga.

A obra, que segue em andamento, tem previsão de término no fim do ano que vem. De um total de R$ 306,5 milhões que vai custar aos cofres públicos, ainda precisa de cerca de R$ 100 milhões para ser concluída. O Dnit não informou se há empenhos previstos para esse trecho nos próximos meses.

Veja um os trechos que tiveram que ser remendados na transmissão AO VIVO feita pela nossa equipe de reportagem:

Vídeo incluído na matéria às 14h41 do dia 14.05.2019.