Guaraniaçu – Tendo em vista o registro de um caso de raiva confirmado na região, técnicos da Vigilância em Saúde realizaram visitas em propriedades rurais e na Escola da Comunidade de Bela Vista. O objetivo foi orientar sobre as prevenções a serem adotadas contra a doença.
A raiva é uma zoonose (doença que animais transmitem aos humanos e vice-versa) e fatal em quase 100% dos casos. Qualquer mamía fero pode ser infectado e transmitir a doença. Os cães e os gatos merecem maior atenção por conviverem com os humanos, por isso a importância e a recomendação da vacinação contra raiva anual, dizem especialistas.
A população recebeu orientação para observar se os animais domésticos não apresentam alterações de comportamento, como dificuldade de engolir, salivação intensa, mudança de comportamento (agressividade ou não late nem ataca, se isola nas sombras) ou paralisia dos membros posteriores, que são alguns dos sintomas que os animais podem apresentar quando estão com raiva.
O comportamento do morcego quando está doente é a desorientação, voar durante o dia, ficar preso à parede ou caído no chão. A recomendação é para que as pessoas nunca toquem em morcegos, vivos ou mortos e caso encontrem entrar em contato imediatamente com a Vigilância Sanitária Municipal pelo telefone 3232-1717 ou pelo celular 99935-3673. O apoio da população é importante para colaborar com o monitoramento da raiva no município.