A contratação do técnico Cuca, um dos mais cobiçados do mercado brasileiro no ano passado, ajuda explicar o motivo pelo qual o Palmeiras é considerado um candidato à Libertadores do ano que vem e até ao título Campeonato Brasileiro. Hoje, contra o time paulista, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília o interino Zé Ricardo terá seu mais difícil desafio desde que assumiu o time do Flamengo. Se vencer, aumentará a pressão por um dos cargos mais cobiçados entre o técnicos de futebol no Brasil. Com duas vitórias em dois jogos, ele tem feito a diretoria repensar o anúncio, feito há nove dias, de que buscava um técnico de peso para a equipe.
Após apostar em Mancuello no primeiro tempo contra o Vitória e se decepcionar, Zé Ricardo deve pôr o argentino mais uma vez no banco, como opção para o segundo tempo. Principal contratação do ano, ao custo de R$ 12 milhões, o meia parecia tímido, incapaz de organizar jogadas e, no que parece ter sido o estopim, perdeu um gol com o goleiro adversário batido. Na partida de quinta-feira, ele foi substituído por Everton, principal candidato à vaga. Retornando de suspensão, o meia-atacante Fernandinho corre por fora.
MURALHA SEGUE NO TIME
Para terminar a rodada mais uma vez na zona de classificação para a Libertadores, o rubro-negro aposta na pontaria do atacante Felipe Vizeu. Contra o Vitória, o substituto de Guerrero teve duas oportunidades e marcou um gol. Ele tem cinco gols na temporada, dois deles no Brasileiro.
? Sempre priorizo o coletivo. Acho que o gol é coisa natural do futebol. É muito importante sair com os três pontos ? afirmou o jogador.
Quem tem vaga garantida no time é o goleiro Alex Muralha, que faz seu terceiro jogo seguido como titular. Ele continua na vaga que era ocupada por Paulo Victor ? está em tratamento por causa de dores lombares. Nas últimas três partidas, o jovem de Thiago, de 19 anos, ainda sem partida oficiais entre os profissionais, tem sido a opção no banco de reservas.
Se depender da última partida do Palmeiras, tanto Felipe Vizeu quanto Alex Muralha podem ter muito trabalho hoje. Na quinta-feira, contra o Grêmio, outro aspirante ao título brasileiro, a equipe paulista venceu por 4 a 3. A partida deixou um alerta: dos quatro gols marcados, três foram em bola parada. O jogo aéreo foi um dos principais problemas do time no Campeonato Brasileiro do ano passado e segue sendo um dificuldade na atual temporada.
Denunciado pela procuradoria do STJD pelo uso de ponto eletrônico contra o Fluminense, quando cumpria suspensão, Cuca ? que é réu confesso ? conseguiu efeito suspensivo e comandará o time em Brasília da área técnica. Na partida, ele poderá ter a volta de três jogadores que estavam fora: o zagueiro Edu Dracena, o meia Cleiton Xavier e o atacante Lucas Barrios.
FLAMENGO X PALMEIRAS
Flamengo: Paulo Victor, Rodinei, Léo Duarte, César e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão e Alan Patrick; Cirino, Felipe Vizeu e Everton.
Palmeiras: Prass; Tchê Tchê, Thiago Martins, Vitor Hugo e Zé Roberto; Matheus Sales, Jean e Moisés; Dudu, Gabriel Jesus e Alecsandro (Róger Guedes).
Juiz: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa-PA).
Local: Mané Garrincha, em Brasília.
Horário: 16h.
Transmissão: Rede Globo.