SÃO FRANCISCO – A Toyota vai investir no serviço de compartilhamento de veículos do Uber, o mais recente de uma onda de movimentos das montadoras para se ter potenciais rivais como parceiros, clientes e valiosas fontes de dados. Os termos financeiros não foram divulgados.
A aliança estratégica começará com os termos flexíveis de locação de veículos para os motoristas Uber, mas as empresas parceiras também planejam trocar conhecimentos e trabalhar em conjunto para acelerar seus esforços de pesquisa.
O negócio pode ajudar a Toyota manter o controle sobre os mercados de compartilhamento de veículos no mundo todo e tem potencial de ajudar a reforçar sua posição na China, onde está atrás de Volkswagen e General Motors.
Pensar nisso em um contexto chinês é importante porque isso é provavelmente o mercado de crescimento mais rápido do mundo. Para a Toyota, ter um pedaço do mercado seria significativo disse James Chao, chefe da Ásia-Pacífico para a IHS Automotive.
A GM investiu este ano US$ 500 milhões no Lyft, principal rival do Uber nos EUA, enquanto a Volkswagen também anunciou na véspera um investimento de US$ 300 milhões no Gett, uma empresa de compartilhamento de passeio menor.