RIO ? A chegada da terceira idade provoca mudanças significativas na vida de qualquer indivíduo, e, apesar da vivência adquirida ao longo dos anos, alguns precisam de ajuda para encarar a nova fase, que envolve questões delicadas como a chegada da aposentadoria, solidão e medo da morte. Pensando nesta faixa etária, a psicóloga Julia Bittencourt iniciou este mês encontros quinzenais, com dinâmicas em grupo e troca de experiências, visando a uma melhor qualidade de vida para este público.
? Promovo um espaço de reflexão para ajudar a amenizar problemas comuns nessa fase. Muitos se dedicam à carreira durante anos e quando se aposentam ficam sem rumo. Os filhos se casam e saem de casa, deixando um vazio. Às vezes, os idosos não têm com quem se abrir ? explica.
As rodas de discussão têm de quatro a seis a participantes com 55 anos ou mais, e custam R$ 40 por sessão.
Após trabalhar durante 42 anos como orientadora profissional, Ângela Rezende, aposentada há seis meses, decidiu procurar o grupo enquanto ainda se adapta à nova rotina.
? Sinto falta do contato com as pessoas. Sempre fui muito ativa, e encontrei aqui uma forma de me manter mais atualizada e conectada ? conta ela.
No consultório, também são realizadas rodas de conversa dedicadas a gestantes e mães. Para se inscrever, deve-se ligar para 96885-5624.