AUTOMÓVEIS

Fiat lançará primeiro híbrido-flex concebido e produzido no Brasil

Foto: Divulgação
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A Stellantis acaba de anunciar a chegada do primeiro veículo híbrido-flex da marca Fiat ao mercado brasileiro. Equipado com a tecnologia inovadora Bio-Hybrid, o modelo já está sendo produzido no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais. Ele e será oficialmente lançado no próximo mês.

Produção e inovação no Polo Automotivo de Betim

O início da produção desse veículo representa um importante passo para a Stellantis e reforça o papel do Polo Automotivo de Betim como um centro de inovação e tecnologia. A fábrica, que já abriga áreas estratégicas como o Tech Center, Safety Center, Virtual Center e Development Center, foi essencial para o desenvolvimento das tecnologias Bio-Hybrid. Além disso, essas áreas trabalharam em conjunto para criar soluções que combinam eletrificação com motores flex movidos a etanol em três diferentes níveis.

Por outro lado, a nova linha de motores híbridos-flex também iniciou a produção de motores flex de alta eficiência e baixas emissões, que podem ser facilmente integrados às tecnologias de hibridização. Como resultado, a planta de Betim, que recentemente teve sua capacidade ampliada, agora pode produzir 1,1 milhão de motores por ano, consolidando o Brasil como um hub global de referência no desenvolvimento de powertrains e da tecnologia Bio-Hybrid.

Um marco para a indústria automotiva brasileira

Segundo Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul, “o lançamento do primeiro veículo híbrido-flex concebido e produzido no Brasil marca um momento importante para a indústria automotiva nacional e para a engenharia da Stellantis na região”. Ele destacou que o modelo contribuirá para a descarbonização da mobilidade no país. Também estará impulsionando ainda mais a evolução do setor automotivo e assim colocando o Brasil em uma posição de destaque em relação a outros mercados que utilizam biocombustíveis como o etanol.

Investimentos e expansão de produtos

Com um investimento recorde de R$ 32 bilhões na América do Sul, a Stellantis planeja lançar mais de 40 produtos e 8 powertrains nos próximos anos. Consequentemente, a produção de veículos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid é flexível e pode ser adaptada a diferentes modelos fabricados pela Stellantis, sendo compatível com todas as linhas de produção da empresa na região. Dessa forma, a empresa mostra sua capacidade de se adaptar rapidamente às demandas do mercado.

Engenharia brasileira em destaque

A Stellantis se destaca no setor por sua autonomia e expertise no desenvolvimento de novos produtos. Mais importante ainda, a empresa é referência global no desenvolvimento da tecnologia Bio-Hybrid. Assim sendo, essa inovação fortalece a indústria nacional e reafirma o papel de liderança da Stellantis na mobilidade limpa, segura e acessível.

Além disso, o desenvolvimento dessas novas tecnologias está totalmente alinhado com o plano estratégico global da empresa, o Dare Forward 2030. Ela visa reduzir as emissões em 50% até 2030 e zerar as emissões de carbono até 2038, com uma pequena compensação das emissões restantes.

Bio-Hybrid: Tecnologia de descarbonização focada no Brasil

A tecnologia Bio-Hybrid faz parte do compromisso da Stellantis com a mobilidade sustentável, aproveitando as vantagens competitivas do Brasil, como o etanol, que é um combustível renovável. O sistema combina a propulsão a etanol com sistemas elétricos, oferecendo uma solução eficiente e competitiva para o mercado brasileiro. Dessa forma, a Stellantis se posiciona como líder em inovação e sustentabilidade.

Quatro plataformas de eletrificação

Para adaptar suas tecnologias ao mercado brasileiro, a Stellantis desenvolveu quatro plataformas de eletrificação:

  • Bio-Hybrid: Um dispositivo multifuncional que substitui o alternador e o motor de partida, gerando energia mecânica e elétrica para o motor, além de carregar uma bateria adicional de 12 Volts. Portanto, ele aumenta o desempenho e reduz o consumo de combustível.
  • Bio-Hybrid e-DCT: Utiliza dois motores elétricos. O primeiro substitui o alternador e o motor de partida, enquanto o segundo é acoplado à transmissão. Além disso, uma bateria de 48 Volts alimenta o sistema, otimizando a operação entre modos térmico, elétrico ou híbrido.
  • Bio-Hybrid Plug-in: Equipado com uma bateria de 380 Volts, recarregada durante desacelerações, pelo motor térmico ou por uma fonte externa (plug-in). O sistema gerencia a operação entre os modos térmico, elétrico ou híbrido, garantindo eficiência e economia.

Em suma, com essas quatro plataformas, a Stellantis reafirma seu compromisso com a inovação, sustentabilidade. Também, o desenvolvimento de tecnologias que aproveitam os recursos do Brasil, como o etanol e a energia limpa, liderando a transformação da mobilidade no país.