Cascavel

Nova sede do IPC será no antigo prédio do Fórum Eleitoral

O prédio está localizado na Rua Juscelino Kubistchek, entre as ruas Recife e Pernambuco

Sede do antigo Fórum Eleitoral
O matagal toma conta do antigo Fórum Eleitoral - Foto Katuscia da Silva

Uma estrutura bem ao lado do Paço Municipal de Cascavel e que chama a atenção dos moradores, o antigo prédio do Fórum Eleitoral da cidade, vai passar por uma ampla revitalização para abrigar a nova sede do IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel). A assinatura de liberação da licitação aconteceu ontem (20), durante as apresentações da Escola de Governo do IPC e da Agência de Inteligência e Fomento.

A reportagem do Jornal O Paraná esteve no local e constatou que o prédio está fechado por tapumes, o que ocorreu ainda no fim do ano passado, para evitar que moradores em situação de rua e vândalos entrassem no espaço que está tomado por mato alto. O prédio está localizado na Rua Juscelino Kubistchek, entre as ruas Recife e Pernambuco. A licitação será lançada com o valor de R$ 3 milhões, para a reforma e ampliação dos espaços. 

De acordo com o presidente do IPC, Tales Guilherme Riedi, este valor contempla toda a reforma do prédio, instalação e cobertura com steel frame, mezanino e ainda a instalação de divisórias na parte interna. “O prédio está bem deteriorado e é bem antigo. Durante o tempo que ele ficou fechado ocorreram algumas invasões, por isso, precisa de uma reforma completa para abrigar a sede do instituto que atualmente funciona em um prédio alugado”, explicou.

Segundo Riedi, com a sede própria, servidores e técnicos do IPC terão um local adequado para execução dos trabalhos, além da economia no longo prazo com o fim da locação atual do Município. A previsão é que a reforma leve cerca de nove meses após o término da licitação, ou seja, a mudança deve ocorrer apenas em 2025. O local está fechado desde janeiro de 2016, quando o Fórum Eleitoral foi transferido para o novo espaço.

Alargamento da rua Souza Naves

Também na Escola de Governo de quarta-feira, foi assinada a abertura de licitação para o alargamento da Rua Souza Naves Sul, um pedido bastante antigo da comunidade, principalmente dos moradores do Bairro 14 de Novembro, que há muito tempo reclamam do acesso. O objetivo da obra é melhorar o fluxo do trânsito para os moradores do bairro e entorno. A licitação tem valor máximo de R$ 6,5 milhões e, além do alargamento da rua, será construída uma nova ponte depois do trevo, para resolver o problema de alagamentos que ocorrem em dias de chuva forte.

Conforme o presidente do IPC, este é um projeto previsto no PDU (Programa de Desenvolvimento Urbano) de Cascavel junto ao Fonplata, mas é um projeto extremamente complexo, por ser um dos únicos acessos ao bairro. “Tivemos a preocupação de prever uma execução que interferisse o menos possível, trancando aquele trecho no menor tempo durante a execução”, reforçou. O alargamento será desde a BR-277 até a Rua Tenente Coronel José Joaquim Firmino, que formará um binário com a Rua Hélio Willy Fault.

O projeto ainda compreende mais duas fases, lembrando que será construída uma nova ponte ao lado da existente, para que a atual possa ser demolida e, futuramente, existam duas pontes de acesso. “Teremos um ganho de capacidade de 100% da via. Esperamos que agora com a abertura da licitação as obras iniciem entre 90 a 120 dias”, frisou Riedi.