LONDRES – Cientistas encontraram uma nova classe de medicamentos que pode matar os parasitas de três doenças tropicais que afetam milhões de pessoas na África, Ásia e na América Latina: a doença de Chagas, leishmaniose e a doença do sono.
Num estudo publicado na revista especializada Nature, cientistas do Instituto de Genômica da Fundação de Pesquisa Novartis descobriram que um composto de três produtos químicos, denominado apenas como GNF6702, pode curar as três doenças em camundongos e não danifica células humanas normais em testes de laboratório.
As três doenças são causadas pelo contato com insetos: a de Chagas, pelo barbeiro, a leishmaniose pelo mosquito-palha e a doença do sono pela mosca tsé-tsé. São transmitidas por parasitas que habitam os insetos e são passados para os humanos. Elas matam mais de 50 mil pessoas por ano, mas recebem relativamente pouco dinheiro em pesquisas para tratamentos.
Embora as doenças sejam diferentes, todas são transmitidas por parasitas do tipo Kinetoplastida, com genética similar. Foi nessa semelhança que os pesquisadores se basearam, procurando uma substância que atacasse algum ponto fraco conjunto.
Eles testaram mais de 3 milhões de compostos químicos até ter sucesso com o GNF6702. Ele então foi refinado antes de ser testado nos roedores e funcionar.
O trabalho é um passo inicial muito importante para desenvolver novos remédios para substituir os tratamentos atuais, que são caros, pouco eficientes e podem ter efeitos colaterais
“Descobrimos que esses parasitas tem uma fraqueza em comum. Esperamos explorar essa fraqueza para descobrir e desenvolver uma nova classe de remédios para as três doenças”, disse à agência Reuters o pesquisador Frantisek Supek, que liderou o trabalho.