Esportes

Fórmula 1 da Roça começa hoje em Maripá

Neste ano 15 equipes estarão na luta pelo título

Maripá – Começa hoje à noite o GP Maripá de Arrancadão de Tratores. É o Campeonato Brasileiro da categoria, também chamada carinhosamente de a Fórmula 1 da Roça, por se tratar de uma competição com tratores, os mesmos que os agricultores usam nas lavouras.

Neste ano 15 equipes estarão na luta pelo título. As representantes do Brasil são Penélope, Tratorshow, 601 Racing, Ferrari, Cobra Racing, Baté Racing, Bad Boy, Laranja Mecânica, Brutus Racing, Tavares, Zetroit e Injediesel. Já Cavalo de Aço, Brutus Racing II, Albirroja Racing e Búfalo defendem a bandeira do Paraguai.

Tal qual o bólidos da Fórmula 1, que servem de laboratório para a indústria automobilística, os tratores de arrancadão são usados no arrancadão para o desenvolvimento de diversos itens que aprimoram sua performance no campo.

Entre as equipes que têm o trator como laboratório de pesquisa está a Injediesel, de Cascavel. O piloto Anderson Valério do Nascimento, o Andinho, aprimora em seu trator de competição o chip de injeção eletrônica para tratores, caminhões e colheitadeiras com motores a diesel eletrônicos e preparação de bombas e bicos para motores mecânicos. Andinho vai à pista de Maripá com a expectativa de brigar pelo título.

Programação

A programação do Arrancadão de Maripá começa hoje com a realização dos treinos livres das 20h30 às 22h. Amanhã haverá: aquecimento dos tratores das 8h30 às 9h30, arrancada dos tratores originais das 8h30 às 9h30, início das baterias classificatórias das 10h30 às 12h, apresentação de tratores e equipes às 14h, reinício das arrancadas dos tratores originais às 14h30, reinício das baterias classificatórias às 15h, final da arrancada dos tratores originais às 16h30, semifinal às 17h, final às 17h30, apresentação do Zerinho Bomba Show às 18h e entrega de prêmios às 18h30.