A cidade de Cascavel conta com cerca de 550 estabelecimentos privados com serviços da área de odontologia, dentre eles laboratórios de prótese, consultórios odontológicos e clínicas odontológicas, além de toda a rede pública de saúde. Com o objetivo de capacitar acadêmicos e profissionais de Cascavel e região, a Vigilância Sanitária de Cascavel, por meio da Secretaria de Saúde, realizará no próximo dia 1º de novembro, das 13h30 às 17h30, uma capacitação com o tema “Aspectos sanitários básicos para funcionamento de serviços odontológicos”. O evento será no auditório da Prefeitura de Cascavel.
Os profissionais interessados já podem fazer a inscrição, que é totalmente gratuita, pelo link https://bit.ly/capacitacao_odontologia até o dia 31 de outubro.
As normas sanitárias que garantem um processo de trabalho seguro aos profissionais e também à população são o foco da atividade. O objetivo é fornecer orientações técnicas para reduzir ou eliminar riscos de transmissão de doenças, estabelecer requisitos mínimos das construções de consultórios e clínicas odontológicas, assim como fixar medidas de segurança para pacientes que utilizam esses ambientes e para condições de trabalho adequadas às necessidades dos funcionários.
Os profissionais da área da odontologia vêm se conscientizando da importância da incorporação de tecnologias apropriadas para o controle de infecção e biossegurança, provendo recursos para a melhoria da assistência e promovendo a educação permanente das equipes e da população.
Vale destacar que os estabelecimentos odontológicos devem funcionar devidamente licenciados e sob responsabilidade técnica de um profissional habilitado.
Conteúdo Programático:
Aspectos sanitários essenciais no exercício da odontologia;
Conhecimentos sanitários gerais sobre a área da odontologia;
Documentos necessários para abertura e funcionamento de consultórios e clínicas odontológicas;
Estrutura de um consultório e clínica odontológica;
Programa de Geração de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS);
Biossegurança;
Métodos de controle da transmissão de doenças infecciosas.
Fonte: Secom