Os números escancaram a realidade da baixa vacinação contra gripe no Município. Até o momento, Cascavel não chegou nem à 50% de cobertura vacinal entre os grupos prioritários. Dentre eles, estão as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, que formam um público de 12 mil pequenos em Cascavel. Segundo o PMI (Programa Municipal de IMunização), apenas 19% desse público garantiu a proteção, que previne o agravamento de doenças respiratórias.
Para reverter esse quadro, a Secretaria de Saúde de Cascavel está realizando uma verdadeira força-tarefa nas escolas e cmeis da rede pública municipal de ensino. As equipes de saúde irão a todas as instituições para aplicar a dose do imunizante. O trabalho já está em andamento e nesta quinta-feira (1º) foi a vez do Caic II receber os profissionais.
Segundo a coordenadora do PMI, Ana Carolina Rossin, a atividade é mais uma facilidade para os pais, uma vez que nas unidades de saúde a vacinação segue sempre de segunda a sexta-feira, das 8h até 15 minutos antes do fechamento de cada unidade, para todo os públicos com idade acima de 6 meses. “As crianças foram um grupo suscetível a desenvolver as formas graves da doença. Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde da vacinação contra a influenza. É um direito da criança receber a vacina e é responsabilidade dos pais ou do responsável de levar essa criança até a vacinação. Então, aproveitem essa oportunidade para vacinar ou nas escolas nas unidades de saúde”, pontua.
A pequena Maria Cordeiro foi uma das pequenas que tomaram a vacina hoje e ela dá o recado para as outras crianças. “Não dói nada tomar vacina”, avisa.
A campanha de vacinação segue por tempo indeterminado em Cascavel. Atualmente, o Município conta com mais de 36 mil doses e ainda receberá uma nova remessa de vacinas na segunda-feira (5).
EXTRAMURO
A vacinação nas instituições de ensino é mais uma ação extramuro adotada pela Secretaria de Saúde de Cascavel. Outra medida é o Comboio do Saúde, que fica estacionado no Calçadão da Avenida Brasil, em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, no Centro, para fazer aplicação de vacinas contra gripe a todos os públicos, isto é, pessoas acima de 6 meses de idade. O atendimento no local será sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar para o almoço. A unidade móvel ficará na região por tempo indeterminado. Segundo o PMI, já foram aplicadas mais de 61 mil doses na cidade.
Crédito: Secom