Saúde

Covid-19: Toledo amplia a vacinação infantil e convoca pais para unidades

Covid-19: Toledo amplia a vacinação infantil e convoca pais para unidades

Toledo – A Secretaria Municipal de Saúde de Toledo começou nesta quinta-feira (12) uma nova fase da Campanha Municipal de Imunização contra a Covid-19. O município ampliou a imunização contra a doença para todas as crianças com ou sem comorbidade de 6 meses de idade a 4 anos, e passa a oferecer dose de reforço para aquelas que estão na faixa etária dos 5 aos 11 anos, 11 meses e 29 dias.

A ampliação segue as recomendações expressas em notas técnicas do Ministério da Saúde, que enfatizam a necessidade de ampliar a cobertura vacinal do público infantil e, além disso, estabelecem uma nova dinâmica na distribuição de doses pediátricas da vacina contra a doença causada pelo novo coronavírus. Todas as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos poderão ser vacinadas com doses da vacina da Pfizer baby.

As vacinas estarão disponíveis no Ambulatório Materno-Infantil às terças e quintas-feiras e no Centro de Saúde nas quartas e sextas-feiras. O intervalo entre as duas primeiras aplicações deve ser de 28 dias e da terceira dose de 56 dias após segunda dose. Segundo a secretaria municipal, o público dos 5 aos 11 anos terá acesso às doses de reforço nas unidades de saúde do Centro, Porto Alegre e Santa Clara IV. Neste caso, é necessário que a criança tenha recebido a segunda dose há mais de 4 meses.

Bandeira amarela

Pela terceira semana consecutiva a cidade registrou um número menor de casos confirmados de Covid-19. O boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (12) apontou que 258 pessoas testaram positivo para a Covid-19, na primeira semana de 2023, uma média móvel diária de 36,86 novos casos, queda de 55,13% em relação aos 14 dias anteriores.

Considerando que 475 pessoas se recuperaram da doença, há 326 pacientes ativos, sendo que dois se encontravam internados em leitos de enfermaria. Com esses dados, a matriz de risco foi mantida na bandeira amarela, a qual quer dizer “baixo risco de contágio” para as pessoas que estão com o calendário vacinal completo. O índice de positividade nos exames realizados no município foi de 30,9%.

Desde o início da pandemia a cidade teve um total 51.182 casos confirmados e 50.347 pessoas recuperadas, mas 509 pessoas morreram em virtude da doença. Mesmo que não exista mais a obrigatoriedade de usar máscaras, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou que o uso continua sendo recomendado para pessoas que apresentem sintomas gripais ou que estejam em ambientes de saúde que atendem pacientes com síndrome respiratória, o que é o caso das unidades básicas de saúde e dos pronto-atendimentos.

Outro cuidado fundamental é bastante necessário é que as pessoas mantenham em dia as vacinas, tomando as doses no tempo recomendado pelo Ministério da Saúde, evitando assim possíveis complicações, hospitalizações e óbitos. A cobertura vacinal da cidade é menor para o público infantil, crianças de 6 meses a 11 anos de idade, a cobertura é de 43,94% da primeira dose e 30,32% da segunda.

Em relação ao público adulto de 12 anos ou mais a cobertura vacinal em relação ao público alvo é de 102,47% de primeira dose, 92,74% de segunda dose, 63,58% da primeira dose reforço e de 22,23% da segunda dose reforçou ou quarta dose. Desde o começo da pandemia a cidade aplicou um total de 348.108 doses do imunizante contra a Covid-19.