Cotidiano

Instagram lança ferramenta para monitorar comentários ofensivos

RIO ? O Instagram, aplicativo de compartilhamento de fotos do Facebook, lançou na segunda-feira uma ferramenta para permitir que seus usuários controlem os comentários publicados em suas fotos.

O recurso permite que usuários listem palavras que consideram ofensivas ou inapropriadas e, então, comentários com essas palavras serão omitidos das postagens do usuário.

Kevin Systrom, criador da rede social, publicou um comunicado no site do Instagram defendendo a importância de manter a segurança dos usuários para que eles possam continuar se expressando livremente:

?A beleza da comunidade do Instagram é a diversidade dos seus membros. Vários tipos diferentes de pessoas ? de diversas origens, raça, gênero, orientação sexual, habilidades e mais ? consideram o Instagram sua casa, mas às vezes os comentários em suas postagens podem ser cruéis. Para empoderar cada indivíduo, nós precisamos promover uma cultura onde todos se sintam seguros para ser eles mesmos sem críticas ou assédio. Não é só meu desejo pessoas fazer isso, acredito que também é nossa responsabilidade como empresa. Então, hoje, estamos dando o próximo passado para assegurar que o Instagram continue sendo um lugar seguro para as pessoas se expressarem.?

Systrom escreveu ainda que sabe que uma ferramenta não é a única solução para um problema tão complexo e que a empresa se compromete a continuar criando recursos para proteger os usuários e manter a rede social um epaço criativo e positivo para todos.

Comentários abusivos e perseguições online vistos em plataformas de mídia social como Facebook, Instagram e Twitter têm ganhado os holofotes, com um número crescente de celebridades desativando suas contas, resultado do ódio que recebem online.

Recentemente o Twitter suspendeu definitivamente diversas contas de usuário por assédio após a atriz Leslie Jones de Ghostbusters fechar sua conta depois de enfrentar graves abusos e assédio na plataforma.

O novo recurso do Instagram vem quase um mês depois de o astro pop Justin Beiber deixar o site após ameaçar tornar sua conta particular devido à reação que recebeu em uma foto que ele postou.

O Instagram já permite que seus usuários excluam comentários, relatando posts inadequados e bloqueando contas. A nova ferramenta permite que o usuário adote sua própria lista de palavras inadequadas ou use a lista padrão fornecida pelo Instagram para ocultar o que considerar ofensivo de seus posts.