Saúde

Campanha de vacinação contra gripe e sarampo termina nesta sexta-feira

O PMI recomenda levar a carteirinha de vacinação para manter o documento atualizado. Além disso, é obrigatório o uso de máscara dentro das unidades de saúde

Campanha de vacinação contra gripe e sarampo termina nesta sexta-feira

 

Cascavel – Termina nesta sexta-feira (3) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e o Sarampo. A procura pela a vacinas é baixa nas unidades de saúde e de acordo com os últimos dados do PMI (Programa Municipal de Imunização), no grupo prioritário de influenza são 127.457 pessoas que podem receber a vacina, mas até agora apenas 42% do público foi imunizado, menos que a metade. As duas vacinas são gratuitas e estão disponíveis nas unidades de saúde.

Já a vacinação contra o sarampo é ainda menor. A meta era vacinar mais de 21 mil crianças de seis meses a menores de cinco anos, mas até agora apenas 24% tomou a vacina, ou seja, mais de 16 mil ainda não foi imunizada. Oficialmente a campanha termina nesta sexta-feira, caso não seja prorrogada pelo o Ministério da Saúde. Existe a expectativa ainda da campanha ser aberta para outros públicos.

Conforme o PMI, da Influenza o Município ainda tem 64 mil doses disponíveis para os grupos prioritários. Todas as unidades de saúde do município, incluído as da zona rural, estão aplicando as vacinas das 8h às 16h. Nesta fase da campanha, a vacinação é voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, forças de segurança e salvamento e forças armadas, entre outros.

Na primeira fase, que aconteceu de 4 de abril a 2 de maio, os idosos e trabalhadores de saúde receberam a dose. Apesar da etapa já ter sido finalizada, eles ainda podem ser vacinados nas unidades.

O PMI recomenda levar a carteirinha de vacinação para manter o documento atualizado. Além disso, é obrigatório o uso de máscara dentro das unidades de saúde.