Cotidiano

Produtores querem captar água do Lago de Itaipu para irrigação agrícola

A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho Municipal, secretário rondonense de Agricultura e Política Ambiental, Adriano Backes, e pelo vice-presidente, Urbano Mertz

Foto: Itaipu/Caio Coronel
Foto: Itaipu/Caio Coronel

Marechal Cândido Rondon – A viabilidade de dois projetos envolvendo o correto aproveitamento dos recursos hídricos foi tratada nessa quarta-feira (15) em reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, no auditório da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho Municipal, secretário rondonense de Agricultura e Política Ambiental, Adriano Backes, e pelo vice-presidente, Urbano Mertz. Na ocasião, o responsável pela gestão de usos múltiplos da faixa de proteção do reservatório de Itaipu, Lucas Garcia, frisou que a binacional é gestora da faixa de proteção da margem, enquanto a gestão do reservatório é atribuição da União. “A Itaipu permite atravessar a margem com tubulação para chegar até a água, no entanto, quem outorga ou não o uso da água é a ANA (Agência Nacional de Águas). Para utilizar a água do Lago de Itaipu para fins de irrigação, incialmente o proprietário rural precisa que o projeto seja autorizado pela ANA, que a Itaipu libera instalar a tubulação”, frisa.

“Atualmente, há captações nesses moldes nos municípios de Guaíra, Itaipulândia, Pato Bragado, Santa Helena e Santa Terezinha de Itaipu. Em Marechal Rondon, há alguns pedidos. Ressaltamos que, pela escassez de chuva, foi registrado aumento na demanda de uso de água nos últimos dois anos”, pontua Garcia.

Por outro lado, o engenheiro civil do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Carlos Kozerski, falou sobre a construção de mais cisternas para captar água da chuva nas propriedades rurais, também com o objetivo de melhorar a utilização da água, contribuindo para a preservação ambiental, tornando-se uma alternativa em períodos de estiagem.

Tanto para solicitar a utilização de água do Lago de Itaipu para fins de irrigação agrícola, quanto para construir cisternas visando ao aproveitamento de água da chuva nas propriedades rurais, a sugestão do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário é de que os agricultores interessados busquem orientação no Sindicato Rural, no IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural) e na Secretaria Municipal de Agricultura e Política Ambiental.