Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Turismo regional, cursos Senai e plano de testagem

Coluna ADI pelo Paraná: Turismo regional, cursos Senai e plano de testagem

Turismo regional

Com o processo de retomada gradual de medidas de isolamento, os turistas têm optado por viagens curtas, com distâncias menores, por isso, a aposta do setor é no turismo de proximidade, realizado por malha viária. Estima-se que o crescimento do setor rodoviário deve girar em torno de 45 a 55% para o ano de 2021. Com a aproximação das férias de meio de ano e o avanço da vacinação, a expectativa é de que o turismo de proximidade aumente, gerando emprego e renda para municípios circunvizinhos.

 

No roteiro

Três cidades paranaenses estão no roteiro da nova companhia aérea brasileira, a ITA (Itapemirim Transportes Aéreos). Curitiba, Maringá e Foz do Iguaçu foram incluídas na malha da empresa, que começa a operar em um mês no Brasil. A capital será a primeira a receber voos da ITA no Paraná, a partir de 30 de junho.

 

C.Vale

A C.Vale anunciou que iniciou as obras da nova esmagadora de soja no complexo agroindustrial de Palotina. Anunciada em setembro de 2020, a unidade, responsável por transformar o grão em óleo (para a indústria alimentícia) ou farelo (para ração animal), recebeu R$ 552 milhões em investimentos. A indústria deverá ser concluída em 2023 e sua instalação irá gerar 580 empregos diretos ou indiretos.

 

Cursos Senai

O Senai abriu inscrições para cursos mais rápidos, em todo o Paraná. São mais de 27 mil vagas em mais de mais de mil cursos de carga horária reduzida, que vão de 20 a 320 horas. Os módulos são como manutenção de sistemas elétricos, tecnologias da informação e comunicação aplicadas à Indústria 4.0, internet das coisas, processos de manufatura, entre outros.

 

Democracia

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin fez um alerta sobre o futuro da democracia e da integridade das eleições de 2022. Em determinado momento, o magistrado chegou a dizer que, “se concedermos” no “mínimo essencial” da democracia, “não haverá Judiciário amanhã”.

 

Voto impresso

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, recebeu em audiência os deputados federais Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Paulo Martins (PSC-PR) para discutir a proposta de adoção do voto impresso nas eleições. O ministro lembrou que as urnas eletrônicas completaram 25 anos de existência sem que nunca uma hipótese de fraude tenha sido documentada. “Fraudes existiam no tempo do voto em papel. Nós conseguimos eliminar essa mancha da democracia brasileira. Defendemos não mexer em um time que está ganhando”, acrescentou.

 

Plano de testagem

Um plano de testagem da população contra covid-19, principalmente dos profissionais da linha de frente, deve ser debatida com os Conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Segundo informações dadas pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a estratégia é estabelecer três eixos e garantir a testagem periódica dos mais expostos ao contágio.

 

Mais leitos

Portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU) na segunda-feira (24) autorizam recursos para aquisição de leitos de UTI Covid. A autorização é de mais 488 leitos de UTI, com o montante liberado de R$ 23,4 milhões.