Cotidiano

Toledo pode ganhar terminal multimodal

Toledo pode ganhar terminal multimodal

Toledo – O secretário estadual do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, disse ontem que as características da região viabilizam a implementação de um terminal multimodal em Toledo. “O governo quer transformar o Paraná em um hub logístico e Toledo, pela sua alta produção, merece toda a atenção do nosso governo. Com relação à malha ferroviária, já verificamos a viabilidade de estabelecer aqui um terminal ferroviário multimodal para transformar a região. A alta produção que temos aqui e o PIB de Toledo com relação à produção fará toda a diferença e irá viabilizar esse empreendimento”, anunciou.

Jorge se reuniu, de manhã, com o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, e secretários municipais para discutir futuros investimentos no Município.

O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Neuroci Frizzo, apresentou a Valdemar algumas demandas de Toledo, como intervenções na PR-317 e na PR-585 e a duplicação de um trecho da BR-163 até a Rua 1º de Maio, para aliviar o fluxo de caminhões, que é alto no local.

Contudo, as principais reivindicações do Município foram quanto à implementação de um contorno na região oeste e a implementação de um terminal multimodal da nova Ferroeste na cidade.

O contorno visa desafogar o fluxo de veículos provenientes da região noroeste e do Mato Grosso que chegam a Toledo. A prefeitura ainda não tem projeto para a obra, mas deu carta branca para o governo do Estado elaborar um estudo. Frizzo solicitou que o contorno conecte as PR-239, PR-585 e PR-317.

Ferroeste

No projeto da nova Ferroeste, está prevista a instalação de uma estação ferroviária em Toledo. “Queremos que essa estação seja transformada em terminal. A diferença entre estação e terminal não é muito grande. Na estação, basta ter área e estrutura de chão da ferrovia, no terminal, precisa de estrutura de chão e uma área um pouco maior, para que as indústrias se instalem”, explicou.

Segundo Frizzo, que já presidiu a Ferroeste, a ideia de ter um terminal ferroviário em Toledo não é para competir com Cascavel, mas para contribuir com o desenvolvimento da região. “Não queremos competir com Cascavel. Queremos ter um terminal em Toledo para contribuir. Essa região (Toledo) tem um gargalo rodoviário importante, com rodovias que chegam do noroeste do Estado, outras do Mato Grosso, do Paraguai e de Foz do Iguaçu”, completou.

O vice-prefeito de Cascavel, Renato Silva, participou do encontro e disse que Cascavel e Toledo, trabalhando juntas, são mais fortes. “Saio daqui encantado. A união faz a força. Vamos dar as mãos e ser muito mais fortes ainda”.

Ferroeste

O projeto para a nova Ferroeste vai ligar Maracaju (MS) ao Porto de Paranaguá, passando por Cascavel, e com um ramal até Foz do Iguaçu. Está prevista a construção de 1.285 quilômetros de estradas de ferro, que deverão se tornar um dos mais importantes corredores logísticos de exportação do País. O investimento é estimado em R$ 20 bilhões. A previsão é de que, com a nova ferrovia, os custos de exportação sejam reduzidos em 30%. O objetivo é de que o projeto da nova Ferroeste esteja pronto até o fim de 2021, quando será licitado.