A palavra ‘brincadeira’ está presente em diversas páginas do Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel para a Educação Infantil. Isso porque a brincadeira também faz parte da transmissão do conhecimento científico. É por meio das brincadeiras que a crianças expressam seus sentimentos e através de brincadeiras elas também aprendem, e muito.
Quando os profissionais da Educação conseguem aproveitar todos os benefícios das atividades lúdicas, os resultados são sempre positivos. Exemplo disso ocorre no Cmei Professora Marilza Padilha Rocha Arruda, do Guarujá. Uma única manhã acompanhando as atividades realizadas em cada turma já serve de exemplo para provar que com embasamento no Currículo do Município é possível planejar excelentes encaminhamentos pedagógicos para transmitir conhecimento de forma lúdica.
Desenvolvimento
Lá a equipe se preocupa em aplicar diariamente atividades que chamem a atenção dos pequenos que tragam conteúdo para o desenvolvimento dos mesmos e isso acontece com todas as turmas, conforme explica a diretora Melania Frana Sodeiro.
“Desde as turmas do berçário, com estimulação em todas as áreas dos sentidos, até as turmas de pré-escola com o repasse do conhecimento científico, os profissionais procuram formas diferentes de trabalhar o mesmo conteúdo para se possa chegar ao objetivo principal que é o conhecimento obtido pelo aluno”, relata.