Política

Informe da Redação: Requião na Itaipu, PL com PT no congresso?

Tradição “mantida”

A reclamação de que o presidente Bolsonaro não ligou para o presidente eleito, Lula, após a confirmação da vitória pelo TSE foi rebatida por interlocutores do Palácio do Planalto. Segundo eles, em 2018 o petista derrotado, Fernando Haddad, também não fez contato com Bolsonaro para parabeniza-lo pela vitória naquele pleito. Logo, a tradição do “contato” foi quebrada em 2018 e mantida, agora, em 2022.

 

Maioria fácil? I

Já há aposta nos bastidores do poder que o futuro governo Lula não teria dificuldade para formar ampla maioria no Congresso, isto porque, o PL de Valdemar da Costa Neto, com 99 deputados federais eleitos já estaria ‘costurando’ uma composição favorável ao petista, no tradicional “balcão de negócios” da política brasileira.

 

Maioria fácil? II

Contudo, diferente das primeiras décadas do governo do PT, a “fiscalização” popular, agora, está mais efetivamente presente e eficiente com as ferramentas oferecidas pela internet, especialmente, as redes sociais. Se for verdade que o novo Congresso eleito tem perfil mais conservador e de direita, também é verdade que o PT tem ampla e inegável experiência em formar “governos de coalisão”. É preciso destacar que além da vitória de Lula, as eleições do último domingo produziram um Brasil praticamente dividido ao meio que será difícil reunir rapidamente.

 

Outros tempos

Mesmo com cautela por desconhecerem a equipe econômica do terceiro mandato de Lula, comentaristas políticos e econômicos, afirmaram neste início de semana que o petista terá dificuldades para implementar suas promessas de campanha, especialmente aquelas que atendam a agenda do seu partido, pela nova realidade econômica brasileira e mundial pós-pandemia. Diferentemente do Brasil e do mundo nos anos do primeiro governo petista, agora a economia exige regras e sacrifícios (políticos, inclusive) para os quais a dupla Lula/Alkimim ainda não foi clara na sinalização…

 

Na Itaipu?

Já circulam boatos de que Roberto Requião, que teve fraco desempenho na disputa pelo Palácio do Iguaçu, é um dos nomes com forte cotação para assumir a direção brasileira da Itaipu Binacional. Vale lembrar que, reiteradamente, Lula faz elogios e afirma ter grande consideração e respeito pelo ex-governador e ex-senador do “velho MDB de guerra”, que agora engrossa as fileiras do PT.

 

Equipe de transição

O presidente eleito Lula (PT) escolheu o seu vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), para coordenar a equipe de transição. Alckmin comandará uma equipe com 50 nomes, que mesclará quadros técnicos e políticos para dialogar com integrantes do governo de Jair Bolsonaro (PL), derrotado na busca pela reeleição.

 

Liberdade de locomoção

A Frente Nacional de Prefeitos se posicionou a respeito das manifestações e bloqueios de rodovias que são realizadas em todo o Brasil. A entidade solicitou que prefeitos e prefeitas determinem aos agentes de trânsito e guardas municipais, a manutenção do direito constitucional de ir e vir. No mesmo documento, a FNP apelou para que o presidente Jair Bolsonaro reconheça a legitimidade do resultado das urnas.

 

Vereador licenciado

O vereador de Toledo Elton Welter (PT) solicitou licença do mandato por um período de 30 dias. Elton já havia se licenciado durante o pleito de 2022 para dedicar-se à sua candidatura a deputado federal, ele obteve 21.118 votos pela Federação da Esperança, ficando como primeiro suplente. Com a eleição de Lula, Welter deve ser cotado para assumir uma vaga no futuro governo. O suplente Roberto Souza deve assumir como vereador.