Todo processo de mudança impõe desafios em maior ou menor escala, sem deixar nada, nem ninguém de fora. Mudanças, reformulações e renovações fazem parte da vida e produzem novas motivações, além da necessária “recarga” que todo organismo funcional precisa de tempos em tempos. A história dos jornais O Paraná e Hoje News, por vezes, foram e são forças motrizes nestes processos que envolvem Cascavel, o Oeste e também o estado do Paraná.
De fato, não se reinventa a roda, mas se moderniza e atualiza para obter melhor e maior desempenho e alcance. E, para isso, é preciso considerar todo caminho percorrido, o trabalho realizado e as experiências em cada acerto, em cada erro. Hoje a tônica é o “novo normal”, as reinvenções e a inovação para fazer frente a todo processo desencadeado pela pandemia. E, se do azedo do limão se faz a doce e refrescante limonada, o momento é mais que propício.
A partir desta edição, o “O Paraná”, bem como o “Hoje News” estão sob nova coordenação editorial. E, com a devida licença do leitor, passo a escrever em “primeira pessoa”, afinal, a função (ou missão) de editor-chefe dos jornais com a envergadura e história destes dois periódicos e um dos grandes desafios da minha vida pessoal e profissional. No final dos anos 80, mais precisamente em 1989, quando pisei pela primeira vez em uma redação, a paixão pela imprensa e pelo impresso foi devastadora. Por isso, nos últimos 32 anos, o jornalismo faz parte da minha vida e o jornal, um ‘filho’ que nasce todos os dias.
E jornalismo e jornal, não se faz sozinho. É produto (ou um filho) fruto do trabalho de muitas mãos. Além dos profissionais envolvidos em todo processo, da “querida tia do café” à direção geral do grupo, fundamentais em cada etapa deste processo diário, fontes e personagens e o leitor completam este ciclo produtivo e informativo que buscar aprimorar e oferecer processos de crescimento e desenvolvimento sustentável a cada ser humano que formam as famílias, as comunidades, as cidades, os estados e a Pátria.
É, sem dúvida, uma honra ocupar esta função anteriormente exercida por grandes e respeitados profissionais que colocaram estes veículos no patamar de credibilidade e respeito que hoje se conhece e reconhece. A história continua sendo escrita por todos nós. E todos fazemos parte dela de fato.
Paulo Alexandre de Oliveira
Editor-chefe