Opinião

EDITORIAL | A prioridade é a vida

O ambiente escolar tem sido apontado por especialistas como propício e “perigoso” para aceleração do contágio do novo coronavírus. Esse é o tema abordado neste editorial, confira!

EDITORIAL | A prioridade é a vida

Por Paulo Alexandre 

As informações oficias da Secretaria de Estado da Saúde, atualizadas e divulgadas na sexta-feira (24) trouxeram a confirmação de mais 2.239 casos e 84 mortes no Paraná em decorrência da Covid-19. No acumulado, o Paraná soma 1.494.198 casos e 38.552 óbitos pela doença. Por outro lado, como mostra a matéria ao lado, a vacinação avança e agora os adolescentes também começam a receber a imunização. A vacinação dos adolescentes (12 a 17) ganha força em que outra discussão envolvendo também essa faixa etária, bem como as crianças.

O ambiente escolar tem sido apontado por especialistas como propício e “perigoso” para aceleração do contágio do novo coronavírus. O ambiente escolar, em sua maioria, tem grande dificuldade no controle da aglomeração e para manter o correto distanciamento social e a higienização profilática no controle e combate à pandemia. Por outro lado, especialistas, desta vez da educação, apontam que os prejuízos causados pela pandemia ao ensino, tanto no setor público como no privado, são praticamente irrecuperáveis.

Nesta edição, o O Paraná traça um panorama desta realidade. Em todos os setores da sociedade, há um “novo normal” sendo adaptado, incorporado e praticada por todos. Mesmo os “negacionistas” são impactados por toda as mudanças impostas compulsoriamente pela pandemia. E, nas escolas, pelo menos segundo fiscalização realizada pelo TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná), não há condições adequadas para garantia da segurança sanitária mínima necessárias para as aulas presenciais, já retomadas em sua totalidade.

Neste contexto escolar, turmas e até mesmo unidades educacionais inteiras são dispensadas por conta de alunos, professores e outros servidores positivados pela Covid. E, com isso, os prejuízos se acumula para educadores e educandos. Contudo, uma reflexão deve ser feita. Todos são unânimes em apontar a “educação” como instrumento imprescindível para o crescimento e desenvolvimento real e sustentável do cidadão e, consequentemente, da sociedade como um todo. Logo, então, se deve priorizar a efetiva estruturação das escolas para o seu “novo normal”. A educação é prioridade. A saúde também é prioridade. E a soma da duas vertentes foram a base de sustentação da vida, sempre a prioridade maior!