COLUNA ADI

Coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI
Coluna ADI

Paraná-Paraguai

O vice-governador Darci Piana (PSD) destacou que o Paraguai é um dos principais parceiros comerciais do Paraná. Em 2023, foram US$ 619,2 milhões em exportação e US$ 553,4 milhões em importação. “As pontes da Amizade e da Integração e essa potência energética que é Itaipu Binacional, inaugurada há exatos 40 anos, fortalecem ainda mais esses laços. Uma relação que abrange diversos setores além da infraestrutura e da energia, como agricultura, indústria, comércio e tecnologia”, disse Piana na Expo Trade Paraguai.

Atenção!

Já o Conselho Estadual das Cidades alerta aos prefeitos que as conferências municipais precisam ser convocadas até 15 de abril e os encontros até 30 de abril de 2025. A atividade dos conselhos municipais está entre os requisitos para a obtenção de recursos públicos para ações de desenvolvimento urbano sob a gestão das prefeituras. A lei determina que todo município deve estar com o seu plano diretor atualizado e vigente; e, dentro dele, com o conselho municipal instituído e em atividade, atenta o secretário-executivo do conselho estadual, Orlando Bonette. Dos 399 municípios, 229 ainda não cadastraram suas conferências.

Recontando

A 5ª Zona Eleitoral de Paranaguá realizou, nesta segunda-feira (11), nova totalização do resultado de votação dos vereadores eleitos nas Eleições Municipais de 2024. A nova totalização foi necessária no município após o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) dar provimento ao recurso do candidato Francisco Carlos Busmaier, o “Chiquinho”, do União Brasil.  Nas eleições, a candidatura do “Chiquinho” estava “sub judice”.

Reeleição

Em nova eleição na Assembleia Legislativa, foram eleitos os deputados Alexandre Curi (PSD) na presidência e Gugu Bueno (PSD) na 1ª secretaria. A deputada Flávia Francischini (UB) será a nova 1ª vice-presidente. A nova mesa diretora toma posse em 3 de fevereiro de 2025.

Em Curitiba

Na Câmara Municipal de Curitiba, três vereadores despontam como favoritos à presidência: Marcelo Fachinello (Podemos), atual presidente; Serginho do Posto (PSD), 10.703 votos; e Tico Kusma (PSD), com 10.042, correm por fora e ambos conquistaram o sexto mandato. Fachinello, em segundo mandato, fez 10.812 votos na última eleição.

Quem define

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (Podemos), reafirmou que o governador Ratinho Júnior (PSD) é quem define no seu campo político as chapas de candidatos, inclusive na majoritária, nas eleições de 2026 no Paraná. “Faço parte de um grupo político em que o líder estadual é o governador Ratinho Junior. Ele vai definir quem será candidato. Onde ele escalar eu vou jogar. Até no banco de reserva. Eu não sou candidato de mim mesmo”, disse Paranhos, pré-candidato ao Governo do Estado e que deve fazer parte do governo Ratinho Júnior a partir de 2025.