Paris – Tradicional publicação que elege anualmente a equipe ideal do ano do futebol europeu, o jornal esportivo L'Équipe divulgou a seleção de 2016 com jogadores de Barcelona, Juventus e Real Madrid dominando a lista, que tem dois brasileiros: os laterais Daniel Alves e Marcelo.
Dos 11 jogadores que fazem parte da equipe ideal da publicação, apenas o volante francês N'Golo Kanté, que passou por Leicester e Chelsea no ano passado, e o compatriota dele, o atacante Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, não vestem a camisa de Barça, Juve ou Real.
O nome mais mencionado entre os jornalistas que fizeram a escolhafoi o do atacante Cristiano Ronaldo, campeão europeu com o Real Madrid e a seleção portuguesa, que ficou com 408 pontos.
Logo atrás ficaram Griezmann (405 pontos), o uruguaio Luis Suárez (387) e o argentino Lionel Messi (384), ambos do Barcelona.
Além de Daniel Alves e Marcelo, o sistema defensivo contou com os italianos Gianluigi Buffon e Leonardo Bonucci, ambos da Juventus, e o espanhol Sergio Ramos, do Real Madrid. A equipe do ano tem ainda o meia croata Luka Modric do vencedor campeão da Liga dos Campeões.
Completa, a seleção ideal de clubes europeus em 2016 teve Buffon; Daniel Alves; Sergio Ramos; Leonardo Bonucci e Marcelo; N'Golo Kanté e Luka Modric; Antoine Griezmann e Lionel Messi; Cristiano Ronaldo e Luiz Suárez.