Cotidiano

Servidores do INSS param por melhorias

A paralisação prejudicou grande parte da população que buscou atendimento na Agência do INSS de Cascavel ontem

Cascavel – Servidores do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) paralisaram as atividades ontem em protesto contra o governo federal, que não cumpriu com itens reivindicados pela categoria no ano passado e ao projeto de lei 257, que atinge ainda mais a classe de trabalhadores.

“O governo não assegura melhores condições de trabalho com a justificativa do processo do impeachment. Além disso, apresenta o projeto que entre suas regulamentações, prevê o fim de concursos públicos e negociações com estados e municípios para o pagamento de dívidas públicas, que, no entanto, prejudicam o funcionalismo público”, afirma o diretor da Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) no Paraná, Moacir Lopes.

A paralisação prejudicou grande parte da população que buscou atendimento na Agência do INSS de Cascavel ontem. Somente quem já havia agendado horário conseguiu ser atendido. Hoje os serviços serão retomados a partir das 7h.

A mobilização recebeu apoio de servidores públicos federais do INSS, Saúde, Trabalho, Funasa e Anvisa de 19 estados no País. Ainda não há aprovação de indicativo de greve pela categoria, entretanto, essa possibilidade não é descartada. “Não é algo que estamos pensando nesse momento, mas diante de uma crise política, financeira e moral que o País enfrenta, sabemos que é preciso estar preparados”, ressalta Moacir.

A categoria que apoiou o ato de ontem é contra a possibilidade de redução e congelamento de salários de servidores e reivindica melhorias no quadro de funcionários e nas condições de trabalho.

Romulo Grigoli