Cotidiano

Robótica Sustentável: Cascavel participa de formação no Parque Tecnológico Itaipu

Parceria entre a Secretaria de Educação, Amop e PTI oportuniza capacitação para professores e instrutores de informática da Rede Municipal

A Educação Municipal está dando mais um passo na jornada de formação continuada. Esta semana, em Foz do Iguaçu, 17 professores e instrutores de informática participaram de uma formação sobre robótica sustentável. O evento aconteceu no ambiente inovador do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), um exemplo de integração entre tecnologia e sustentabilidade.

A formação é fruto de um Acordo de Cooperação entre a Amop e o PTI, para promover a formação de professores do Ensino Fundamental I dos municípios do Oeste do Paraná na temática de robótica sustentável. Em colaboração com a Itaipu Binacional, a iniciativa busca impulsionar a educação e a inovação, promovendo uma transformação no processo de ensino e aprendizagem. Cascavel não ficou de fora e a presença dos nossos profissionais da Educação nesta iniciativa destaca o compromisso do município com uma educação de qualidade. “Nossos educadores exploraram como a robótica pode ser aplicada de maneira consciente, promovendo o respeito pelo meio ambiente e inspirando nossos alunos a se tornarem pensadores críticos e solucionadores de problemas do futuro”, destaca o coordenador de Informática e Robótica Educacional da Semed, Luiz Henrique Bonadiman.

A parceria pretende, ao longo de três anos, formar 300 educadores — aproximadamente 100 por ano — da área de abrangência da Amop, que atuam nas disciplinas de robótica, ciências e informática. O intuito da parceira é promover o aprimoramento das competências dos profissionais e o desenvolvimento das expertises dos alunos, contribuindo com o avanço científico e tecnológico da região, beneficiando toda a comunidade envolvida.

A formação, deste ano, contará com capacitação presencial dos professores, seguidas das etapas de aplicação em sala de aula (com formação continuada virtual e mentorias presenciais), elaboração de e-book com os projetos que mais se destacarem e a inscrição dos projetos para apresentação na FIciencias Kids (Feira dedicada a alunos e professores do Ensino Infantil e Fundamental I). Os educadores participantes também receberão certificado de 40h emitido pela Amop.

“Estamos ansiosos para ver como essa formação irá enriquecer ainda mais as experiências educacionais em nossas escolas, incentivando projetos inovadores e uma aprendizagem mais engajada com as questões ambientais e tecnológicas, concluiu Luiz Henrique, que também agradeceu a todos os educadores de Cascavel que se juntaram na iniciativa. “Juntos, estamos construindo futuro mais conectado, consciente e sustentável”.

Fonte: Secom