Cotidiano

Presidente do BC pede retirada de projeto do Senado

BRASÍLIA – O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, pediu ao novo presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Tasso Jereissati, para que seja retirado o projeto que define o relacionamento entre o Tesouro Nacional e Banco Central que tramita na Casa. Segundo Tasso, Ilan informou que o governo enviará ao Senado uma nova proposta para definir essa relação, que é bastante questionado pelos economistas. O parlamentar disse que o governo encaminhar uma medida provisória sobre o tema.

? Há uma desconfiança sobre o lucro do BC e a distribuição do lucro com o Tesouro_disse o senador.

Ele informou ainda que, em relação à autonomia do BC, Congresso e governo estão prestes a chegarem a um acordo. Tasso Jereissati disse que Ilan defende o mandato fixo porque daria mais credibilidade.

De acordo com o presidente da CAE, Ilan Goldfajn teria dito que há a perspectiva de retomada da economia e queda dos juros. Só não deu pistas de como serão feitos os cortes da taxa básica (Selic) daqui para frente.

No encontro entre os dois, Ilan teria dito que o que mais pode atrapalhar a retomada do país e o processo de queda dos juros é a não aprovação da reforma da previdência. Ele teria dito ao senador que o mercado já precificou a aprovação, ou seja, já conta com isso nas suas previsões.

? A não aprovação da reforma da Previdência pode ser desastrosa. Seria um fator que poderia interromper a retomada ? explicou Tasso.

Ele ainda informou que haverá uma audiência pública no dia 28 deste mês na CAE, com a presença de Ilan, para discutir projetos do BC. Um deles seria a redução gradual do custo dos empréstimos.