Cotidiano

Pais reclamam de falta de livros didáticos

Conforme o denunciante, que preferiu não se identificar, o problema está ocorrendo também em outras escolas

Cascavel – As aulas nas escolas municipais começaram há mais de um mês e as dificuldades, além da falta de professores e merenda escolar, não param por aí. Desta vez o problema é em relação aos livros didáticos.

Segundo denúncia feita por um pai de um aluno que estuda na Escola Professora Michalina Kiçula Sochodolak, no Bairro Claudete, a criança está sem o livro de espanhol. “Os professores estão tendo que se virar como podem. É complicado porque pelo que vi não houve planejamento da Secretaria de Educação”.

Conforme o denunciante, que preferiu não se identificar, o problema está ocorrendo também em outras escolas. “Tenho amigos que as crianças estudam em outra unidade e lá também está faltando”.

Na porta das escolas, a denúncia foi confirmada. Na Escola Almirante Barroso, há falta dos livros nas disciplinas de Português e Geografia. “Os professores estão tendo que improvisar, sinceramente não sei como isso está acontecendo. Só fico receosa porque lá na frente, quando eles forem fazer as provas, poderão encontrar dificuldades. Nessa fase da vida escolar é fundamental uma base sólida”, disse uma mãe.

SEM PREVISÃO

E, por enquanto, não há previsão de quando os livros estarão disponíveis. De acordo com nota encaminhada a O Paraná pelo secretário de Educação, Valdecir Nath, a distribuição dos livros didáticos é feita diretamente pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), porém sempre os municípios enfrentam dificuldades. O motivo seria o fato de que o número de livros enviados é feito com base no Censo Escolar do ano anterior, o que nem sempre corresponde com o número atual de matrículas, o que estaria ocorrendo neste ano letivo.

Reserva técnica

Conforme o secretário Valdecir Nath, esse ano o fundo disponibilizou uma plataforma online para que as escolas façam a solicitação da reserva técnica, que está ocorrendo em três períodos. Essa comunicação quanto informações da plataforma é feita diretamente com o diretor de cada unidade escolar, por meio de emails enviados pelo FNDE.

Segundo Nath, como o primeiro período para solicitação terminou no dia 29 de janeiro, muitas escolas não conseguiram fazer a solicitação até esta data e devido a isso fizeram o preenchimento no segundo período, que se encerrou dia 7 de março. Agora a secretaria está fazendo as validações dos pedidos para que o FNDE possa enviar as demandas solicitadas, contudo não há uma previsão de data para a entrega desses materiais.