Santa Helena A 20ª Regional de Saúde de Toledo confirmou mais dois casos de zika vírus, um em Santa Helena, em uma gestante de 21 anos, e outro em Assis Chateaubriand, em um homem de 52 anos que viajou para o Mato Grosso e retornou com a doença. Na semana passada, três casos positivos foram registrados em Cascavel, Toledo e Tupãssi, todos eles importados.
No caso da gestante, que completou cinco meses de gravidez, a Secretaria de Saúde de Santa Helena informou que a coleta do material para exame sorológico feito pelo Lacen (Laboratório Central do Estado) ocorreu em 2 de fevereiro, com a confirmação apenas na manhã de ontem. No entanto, não se sabe ainda se o caso é autóctone ou importado.
A mulher passa bem e a preocupação neste caso decorre da possibilidade de contaminação do feto e desenvolvimento da microcefalia, doença já confirmada no País, principalmente na região Nordeste. De acordo com a diretora da 20ª Regional de Saúde, Denise Liell, o risco maior do nascimento de um bebê microcéfalo ocorre quando a doença é registrada nos primeiros três meses de gestação. O período de acometimento, que é até o primeiro trimestre, já passou, o que gera certa tranquilidade, relata. Em Santa Helena ainda são aguardados outros quatro casos suspeitos de zika.