Cascavel – As obras do PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado), para as quais o Município obteve um financiamento de US$ 28,750 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento, chegarão nos próximos dias à ao coração da cidade, com operários e máquinas pesadas invadindo o Calçadão da Avenida Brasil para a execução daquela que é considerada a etapa mais complicada programa. A reurbanização desse trecho está orçada em cerca de R$ 25 milhões.
O Calçadão é considerado o centro financeiro da cidade, pois concentra a maioria das agências bancárias e dos estabelecimentos comerciais, razão pela qual tem um trânsito muito complicado.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Alessandro Lopes, a reurbanização do Calçadão iniciará até o fim deste mês e será concluída até outubro deste ano. Segundo ele, a ideia é causar o menor impacto possível para a população.
As obras seguirão um cronograma. Primeiramente, a execução da abertura das pistas da Avenida Brasil em frente à Catedral e na quadra entre as ruas Carlos de Carvalho e Souza Naves. Dessa forma, será possível isolar o canteiro central para que os trabalhos possam evoluir, explica.
O cronograma prevê a continuidade, nesse período, do trânsito nas ruas Souza Naves e Carlos de Carvalho, bem como as ruas General Osório, Duque de Caxias, Antonio Alves Massaneiro, Avenida Carlos Gomes e Barão do Cerro Azul.
Muitas mudanças
O projeto de revitalização do Calçadão prevê construção de galerias pluviais e redes de energia subterrânea, adequação geométrica das pistas para veículos de menor porte, construção da pista exclusiva para o transporte coletivo, substituição do petit-pave por blocos intertravados de concreto, construção de novos quiosques, construção de estações de embarque e desembarque e estruturação da ciclovia, dentre outras ações