Vice-campeão Paranaense em 2023, o FC Cascavel já começou a montagem do elenco para a próxima temporada. Em 2024, a Serpente Aurinegra vai disputar o estadual, a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro. Este ano o time fez uma boa campanha no Paranaense e chegou até a final contra o Athletico. Jogando em casa, a Serpente saiu na frente, mas tomou a virada nos acréscimos, e perdeu por 2 a 1. No jogo da volta, em Curitiba, o empate em 0 a 0, fez com que o time da capital soltasse o grito de campeão, porém, o desempenho da Serpente foi bastante comemorado.
Entretanto, o bom resultado no estadual não se repediu na Série D. O time perdeu peças importantes, passou por oscilações, troca de técnico e não conseguiu avançar para a segunda fase do certame. A equipe ficou na vice-lanterna do grupo 7, com apenas 16 pontos em 14 jogos.
Com a eliminação precoce na competição nacional, em julho, o clube ficou sem calendário para o restante da temporada. Para que os jogadores não ficassem ‘parados’, a diretoria emprestou a maioria dos atletas até o fim deste ano. Com a pré-temporada chegando, os atletas Victor Daniel, Pedrinho e Rodrigo Alves retornaram à Serpente. Além deles, o Cascavel anunciou a chegada de mais oito reforços.
CARAS NOVAS
A reportagem do O Paraná fez um levantamento de dados sobre os jogadores que estão chegando ao clube. Foram anunciados o goleiro Rodolfo, os zagueiros Eduardo e João Marcus, o lateral Mário Henrique, os meias Jeremias e Thallyson, e os atacantes Alison Mira e Klenisson.
O goleiro Rodolfo tem 28 anos e estava jogando no Itabirito, de Minas Gerais. A equipe, treinada por Marcelo Caranhato, técnico que passou pelo FC Cascavel, conquistou o acesso à primeira divisão do campeonato mineiro. O guarda redes vestiu a camisa 1 e teve participação efetiva no acesso.
O zagueiro Eduardo, 30 anos, vem do Floresta do Ceará. Ele possui em seu currículo os títulos do campeonato goiano e campeonato potiguar, além dos acessos às Séries B e C do Brasileiro.
O zagueiro João Marcus, de 31 anos, estava no Grêmio Esportivo Brasil. Este ano ele fez 30 jogos e marcou um gol, somando 6 gols na carreira.
O meia Thallyson chega do Manaus FC. O atleta de 27 anos completou 17 jogos nesta temporada e marcou dois gols. O outro meia contratado, Jeremias, tem 26 anos. Em 2023 ele fez 21 jogos e marcou dois gols. O atleta estava jogando pelo Crac, de Goiás.
ATAQUE “INOVENSIVO”?
O ataque da Serpente foi o setor que gerou bastante reclamação entre os torcedores nesta temporada, principalmente na Série D. O time criava boas oportunidades, mas não convertia em gols. Em conversa com a reportagem, o presidente do clube, Valdinei Silva, afirmou que a campanha foi insatisfatória. Entretanto, os novos reforços no ataque deixam o torcedor pensativo. Dois deles sequer balançaram as redes em 2023, e o terceiro não marcou gol em seu último time.
O atleta Klenisson vestiu a camisa do Manaus FC e somou 29 jogos. Ele deu uma assistência, mas não marcou nenhum gol. O atleta de 28 anos marcou 21 vezes na carreira, sendo a última vez em abril do ano passado na vitória do Floresta por 1 a 0 contra o Confiança, pela Série C do Brasileiro.
O segundo atacante é Pedro Henrique, chamado de “Pedrinho”. Cria da base, o jogador de 20 anos estava emprestado ao Paragominas, do Pará. Apesar de se destacar em campo com boas jogadas, o atleta esteve presente em 21 jogos na temporada, porém, também não balançou as redes dos adversários em 2023 e tem um gol registrado em sua carreira.
O terceiro atacante é Alison Mira e vem do XIV de Piracicaba. Em uma breve passagem pelo clube paulista, o jogador participou de quatro partidas e não fez gol. Contudo, em 2023 ele também defendeu os times de Anápolis-GO e Nova Venécia-ES, anotando sete bolas na rede. O atleta marcou 46 gols na carreira.
Os atacantes Rodrigo Alves e Victor Daniel foram reintegrados ao elenco. O primeiro entrou em campo 24 vezes, sendo 10 partidas pelo FC Cascavel e 14 jogos pelo Maringá. Ele anotou três gols pelo Dogão e nenhum pela Serpente. O segundo balançou a rede uma vez em 13 partidas. Ao todo, o jogador de 23 anos soma cinco gols na carreira profissional.
COMISSÃO TÉCNICA
Os profissionais Leston Jr (técnico), Gladstone (auxiliar técnico) e Gilberto Lopes (treinador de goleiros) seguem para mais uma temporada no FC Cascavel. Além dos três, chegaram para a comissão o preparador físico José Carlos Barbosa, de 36 anos, o fisioterapeuta Ronivaldo da Silva Pires, de 30 anos, e o fisiologista Rodrigo Lemes Soares, 25 anos. Eles possuem experiência em diversos clubes do interior do Brasil.
Torcida renova esperanças com a Serpente voltando a disputar a Copa do Brasil
foto: FC Cascavel/Assessoria