Foz do Iguaçu - Desde sábado (15), moradores(as) e turistas de Foz do Iguaçu encontram novas opções de compra e lazer no Mercado Público Barrageiro. Entre elas, um box com frutas, verduras e legumes, e a Casa da Colônia, um restaurante com comida caseira. Todas as tardes, é servido um café colonial. Ambos da Associação dos Produtores Rurais Familiar de Foz (Aproffoz).
A abertura da nova banca integra o grupo de boxes sociais do mercado destinados a associações e cooperativas. A iniciativa reafirma o compromisso da Itaipu Binacional e do Itaipu Parquetec com o fortalecimento da agricultura familiar e pequenos produtores. Também contribui para o atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU) Fome Zero e Agricultura Sustentável (ODS 2) e Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8).
“Estamos muito contentes com essa inauguração, que confirma um dos compromissos que assumimos em tornar o Mercado Público um espaço também para a agricultura familiar. Os visitantes do Mercado ganham mais uma opção de produtos de boa qualidade. E os produtores de Foz e região ganham uma nova oportunidade de negócio e geração de renda”, enfatizou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri.
Mix diversificado
“A implantação do box social destinado à comercialização de hortifruti esteve presente no planejamento do Mercado Barrageiro desde o início de sua concepção”, destaca o diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites. “Nosso Mercado foi pensado para oferecer um mix diversificado, tendo a agricultura familiar como o coração pulsante desse ambiente. Hoje, celebramos a entrega deste box, fruto de um trabalho conjunto entre a gestão do Mercado, a associação e os produtores. O projeto considerou tanto a variedade de produtos a serem comercializados quanto sua concepção como um todo.”
Para o diretor, essa realização reforça o compromisso com a geração de renda, emprego e fortalecimento sustentável da região. Ele lembra ainda que, além da Casa da Colônia, o Mercado já conta com outros dois boxes sociais. Um de artesanato, administrado pelo Clube de Mães, e outro da Coaffoz, com produtos orgânicos da cooperativa.
Casa da Colônia
A Casa da Colônia oferece um cardápio simples, mas com muito sabor. O buffet, sempre no estilo caseiro, traz pratos diferentes todos os dias, com acompanhamentos variados, saladas frescas e sobremesa, a um preço bastante acessível. Entre as bebidas comercializadas, estão dois sucos com frutas da estação.
Produtos agroecológicos
Produtos agroecológicos são aqueles produzidos com base nos princípios da agroecologia, que integra práticas agrícolas sustentáveis e ecológicas. Cultiva-se esses produtos sem o uso de agrotóxicos, fertilizantes sintéticos ou organismos geneticamente modificados (OGMs). Em vez disso, utilizam técnicas que promovem a biodiversidade, a saúde do solo e a conservação dos recursos naturais. Exemplos incluem a rotação de culturas, o uso de adubos orgânicos e o controle biológico de pragas.
Além de serem ambientalmente sustentáveis, os produtos agroecológicos também valorizam aspectos sociais e econômicos. Eles são frequentemente produzidos por pequenos agricultores e comunidades locais. Dessa forma, promovem a justiça social e a economia solidária. A agroecologia busca fortalecer a autonomia dos agricultores, incentivando práticas que respeitem a cultura e os conhecimentos tradicionais. Ao mesmo tempo, promove a equidade de gênero e a inclusão social.
Por serem livres de resíduos químicos, eles oferecem alimentos mais saudáveis e nutritivos. Além disso, a produção agroecológica tende a preservar a qualidade dos alimentos, mantendo seus sabores e propriedades nutricionais. Dessa forma, ao optar por produtos agroecológicos, os consumidores contribuem para um sistema alimentar mais justo, sustentável e saudável.
Mercado Público Barrageiro
Inaugurado em novembro de 2024, com investimentos da Itaipu Binacional e gestão do Itaipu Parquetec, o Mercado Público Barrageiro conta com 4,7 mil metros quadrados de área construída. Ademais, ao todo são 55 boxes, sendo 12 deles sociais.
Portanto, aberto de terça a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 9h às 22h, o espaço conta com café, restaurante, pizzaria, pastelaria, doces e sobremesas, cervejaria, lojas especializadas, artesanatos, cooperativas e agora com a sessão de hortifrúti. De quinta a sábado, há apresentações artísticas, como musicais, contação de história e oficinas culturais.
Por fim, o Circuito Cultural irá garantir a contratação de artistas de peso nacional e a realização dos grandes eventos abertos para toda a cidade, por um período de três anos.
Fonte: Itaipu