Cotidiano

Britânico corre 401 maratonas em 401 dias pela causa LGBT

maratona.jpg

RIO ? O desafio começou no dia 1 de setembro de 2015 e, desde então, o britânico Ben Smith, de 34 anos, corre 42 quilômetros e 195 metros, o equivalente a uma maratona, todos os dias. No próximo dia 5, Smith pretende encerrar a sua campanha de 401 maratonas em 401 dias em prol da causa LGBT. A meta é arrecadar 250 mil libras esterlinas, cerca de R$ 1 milhão, para duas ONGs que combatem a discriminação de gênero em escolas no Reino Unido.

Até o momento, Smith já percorreu cerca de 16.400 quilômetros, distância superior a uma viagem de ida e volta entre o Rio de Janeiro e Nova York, e gastou 22 pares de tênis de corrida. Ao longo de mais de um ano, 8.972 pessoas se inscreveram para correr ao lado do ?Forrest Gump? da causa LGBT. No fim do desafio, Smith terá percorrido quase 17 mil quilômetros.

A inspiração para a campanha #Marathon401 é pessoal. Durante a infância e adolescência, Smith sofreu bullying homofóbico nas escolas onde estudou, que o levaram a depressão e duas tentativas de suicídio. Incentivado por um amigo, ele entrou para um clube de corrida e encontrou uma forma de melhorar sua saúde física e mental.

? O bullying que eu enfrentei da escola me fez perder a capacidade de aceitar quem eu era, mas isso não acontece mais ? disse Smith, ao jornal ?Bristol Post?. ? A sensação que eu tenho ao correr é um sentimento de realização que eu nunca tinha sentido.

A campanha já arrecadou cerca de 160 mil libras esterlinas, cerca de R$ 675 mil, para as ONGs Stonewall e Kidscape. O dinheiro é arrecadado pela taxa de inscrição de 26,20 libras cobrada dos interessados em correr ao lado de Smith. Também são aceitas doações e patrocínios.