O Conceito Pony Coupé, da Hyundai Motor Company, foi recriado e fez sua estreia mundial – quase 50 anos após sua estreia original – no Lago de Como, na Itália. Inicialmente revelado no Salão do Automóvel de Turin de 1974, o Pony Coupé é um veículo importante na história e herança de design da empresa.
A Hyundai Motor apresentou o Conceito Pony Coupé reconstruído no evento inaugural da “Hyundai Reunion”, uma plataforma de ativação da herança da marca que reflete sobre o passado da Hyundai Motor e sua direção futura. Estiveram presentes Giorgetto Giugiaro e seu filho Fabrizio Giugiaro, ele próprio designer de longa data, para sinalizar a restauração anunciada anteriormente, concluída pelo GFG Style, centro de estilo que se baseia na experiência criativa de Fabrizio e Giorgetto, do carro que levou à criação da linha Pony da marca, que foram os primeiros modelos de produção em massa desenvolvidos de forma independente na Coreia.
Para o projeto de restauração do Conceito Pony Coupé, a Hyundai Motor Company trouxe o carro original, mostrado no Salão de Turim de 1974, de volta à vida. Esse projeto é uma prova do espírito, da paixão ousada e da ambição que funcionários e executivos da Hyundai tiveram para criar uma marca global com o Pony Coupé em um cenário de vanguarda.
“Apesar do ambiente industrial limitado da década de 1970, meu avô e fundador da Hyundai, Ju-young Chung, dedicou seu coração e alma na reconstrução da economia da Coreia e na melhoria da vida de seu povo após a devastadora Guerra da Coreia. Ele finalmente realizou sua visão de tornar a Coreia um país capaz de desenvolver seus próprios veículos com perfeição”, disse Euisun Chung, Executive Chair do Grupo Hyundai Motor. “Expresso minha sincera gratidão a todos da Itália e da Coreia que desempenharam um papel fundamental no sucesso do Pony.”
Com sua sensibilidade estética única, o Pony Coupé foi um modelo inovador em sua época. Infelizmente, devido às condições econômicas globais adversas no final da década de 1970, o que poderia ter sido o primeiro carro esportivo da Hyundai não conseguiu chegar à produção comercial e foi perdido para a história. No entanto, o conceito incorpora a determinação ousada da Hyundai de entrar no setor de carros esportivos rumo à liderança de longo prazo como uma empresa automotiva – esse espírito ainda está presente na liderança da Hyundai em eletrificação e tecnologia de hidrogênio de alto desempenho.
O carro agora é considerado um clássico retro-futurista que serviu como inspiração de design para modelos mais recentes da Hyundai Motor, como o veículo em desenvolvimento e “laboratório em movimento” N Vision 74 híbrido-elétrico a hidrogênio e o carro-conceito ’45’ EV que influenciou diretamente o modelo totalmente elétrico IONIQ 5.
“Na era da eletrificação, uma condição fundamental para a Hyundai Motor Company se tornar líder em mobilidade futura será nossa capacidade de permanecer fiel aos valores inabaláveis que herdamos”, disse Jaehoon Chang, presidente e CEO da Hyundai Motor Company. “Daqui para frente, por meio da ‘Hyundai Reunion’ e de outras iniciativas de comunicação sobre a herança da marca continuaremos a alavancar nosso passado como um vetor único para nossa inovação futura.”
O exterior em forma de origami do Pony Coupé apresenta linhas geométricas fluidas, uma elegante linha de teto, superfícies puras, sem adornos, proporções dinâmicas e uma coluna B com formato único. Possui também tratamento de superfície extremamente gráfico com para-choques pintados na cor da carroceria. Sua dianteira em forma de cunha e faróis circulares o distinguiram em 1974 e seguem elegantes até os dias de hoje. Sua coda tronca (‘cauda cortada’) tem uma escotilha fina que dá acesso à parte traseira do carro.
O interior minimalista exibe uma sensibilidade icônica, destacando o design monobloco e a arquitetura flutuante focada no motorista. Um volante de raio único e bancos de linha fina com dois tons reforçam o que era na década de 1970 uma estética futurista.
Quando questionado sobre sua primeira interação com a Hyundai no desenvolvimento do Conceito Pony Coupé de 1973, mais de cinquenta anos antes do reencontro, Giugiaro revelou: “A Hyundai nos procurou para iniciar um redesign completo de um modelo, sem muita experiência. Eu estava cético no início porque eu não conhecia a marca naquela época. Todos ficaram impressionados com a paixão e o empenho dos engenheiros da Hyundai. Eles eram perspicazes, curiosos, abertos e extremamente interessados em aprender. Imediatamente abraçaram os métodos de trabalho que eram novos para eles e se sacrificaram para causar uma boa impressão – para a empresa e seus parceiros. Estou orgulhoso e honrado em testemunhar como esta empresa evoluiu desde que nos conhecemos.”
Luc Donckerwolke, presidente e diretor criativo do Hyundai Motor Group, acrescentou: “A restauração deste veículo único é um marco na história da Hyundai. Representa o nosso início e o nosso compromisso com o futuro. Serve de legado para as gerações que virão. Ele simboliza virtualmente o ‘bastão de revezamento’ que estamos passando do passado para o futuro da empresa.”
Como parte do projeto de herança global, a Hyundai Motor irá expandir sua nova plataforma, a “Hyundai Reunion”, para espalhar ainda mais sua visão e direção de marca.
Dimensões do Conceito Pony Coupé restaurado:
Item – Conceito Pony Coupé restaurado
Comprimento – 4080 milímetros
Largura – 1560 milímetros
Altura – 1210 milímetros
Distância entre eixos – 2340 milímetros
Cilindrada do motor – 1238cc, 4 cilindros em linha, 82 cv a 6000 rpm
Layout do motor – Longitudinal frontal, tração traseira