Cotidiano

Zoológico vai cortar chifres de rinoceronte para evitar invasões

rino.jpg

RIO – Um zoológico tcheco anunciou esta quarta-feira que usará uma serra elétrica para remover os chifres de seu rebanho de rinocerontes raros após um ataque brutal ocorrido na semana passada em um jardim zoológico francês, onde caçadores dispararam contra um rinoceronte branco, para depois arrancar seus chifres.

LINKS ZOOLOGICO

? Isso é para a segurança dos rinocerontes ? defendeu Andrea Jirousova, porta-voz do zoológico na cidade tcheca de Dvur Kralove nad Labem. Ela, porém, recusou-se a revelar quando ocorreria o corte. ? O ataque (na França) nos colocou em alerta. É um perigo imenso.

No dia 7 de março, representantes do zoológico de Thoiry, no Sudeste da França, revelaram que intrusos quebraram as barreiras de segurança e mataram um rinoceronte do sexo masculino da subespécie branca do sul, criticamente ameaçada de extinção, e depois arrancaram seus chifres.

O jardim zoológico de Dvur Kralove tem atualmente um rebanho de 21 rinocerontes brancos negros e do sul.

No mercado negro, o chifre de rinoceronte é vendido por até US$ 60 mil por quilo ? mais do que o ouro ou a cocaína. A demanda é maior na China e no Vietnã, onde é cobiçado como uma medicina tradicional e afrodisíaco.

Dvur Kralove é o único zoológico do mundo a ter conseguido a criação cativa do rinoceronte branco extremamente raro do norte.

Em 2009, colocou três rinocerontes brancos do norte ? um macho e duas fêmeas ? na reserva de Ol Pejeta, no Quênia. Eles são os últimos sobreviventes desta subespécie, mas não são capazes de reproduzir.

Segundo a World Wildlife Foundation, o rinoceronte branco do norte foi quase exterminado pela caça na busca por seus chifres e por guerras na África.