O ex-jogador da NBA Shaquille O’Neal, pivô de 2,16m que marcou época em times como Los Angeles Lakers e Miami Heat, fez uma declaração curiosa em seu podcast neste fim de semana. Nada a ver com detalhes escondidos da carreira, tampouco histórias de bastidores da liga de basquete dos EUA: Shaq deixou seguidores surpresos ao defender sua crença de que o planeta Terra é plano, e não redondo.
– É verdade: a Terra é plana. É plana (…). Escute: eu dirijo de costa a costa (dos EUA), dirijo da Flórida à Califórnia o tempo todo, e para mim (a Terra) é plana. Eu não fico em um ângulo de 360º. E toda essa conversa sobre gravidade: você já olhou os prédios em Atlanta ultimamente? Você quer dizer que a China está debaixo de nós? Não está. O mundo é plano – disse O’Neal (ouça no vídeo abaixo).
Shaquille, por incrível que pareça, não é o primeiro nome famoso da NBA a declarar uma crença de que a Terra não seja redonda. Até os últimos finalistas da liga americana têm jogadores que defendem a tese da Terra plana: o pivô Draymond Green, do Golden State Warriors, e o armador Kyrie Irving, do Cleveland Cavalieris, declararm recentemente que não acreditam que o planeta seja um globo.
A declaração original de Irving, no início de fevereiro, chegou a ser interpretada como ironia e uma crítica às notícias falsas veiculadas nos EUA. O jogador, no entanto, reforçou sua posição na última semana, também em um podcast online:
– Por muitos anos nos disseram que a Terra é redonda, mas se você pensar sobre isso a partir do modo como viajamos, a forma como nos movemos, será que você pode realmente pensar em nós rodando ao redor de planetas? – questionou Irving no podcast “Road Trippin”.