Começou no fim da manhã desta sexta-feira, pouco antes do meio-dia (horário de Brasília), a procissão do funeral de Muhammad Ali em Louisville, cidade onde ele nasceu e onde será sepultado. A procissão passará por locais importantes na vida e na carreira do ídolo do boxe, que morreu na madrugada do sábado passado, de choque séptico, aos 74 anos. O enterro está marcado para as duas da tarde, no horário local (15h, de Brasília) no KFC Yum, arena esportiva da cidade, onde o tricampeão mundial fez sua primeira luta como profissional.
A cerimônia de adeus terá discursos de políticos, como o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, e de celebridades do show business, como o ator Billy Crystal e o jornalista de TV Bryant Gumbel. O rei da Jordânia e o presidente da Turquia também são esperados. A solenidade reunirá mais de 15 mil pessoas.
No trajeto da procissão está a casa onde o astro morou na infância, até os 19 anos. O cortejo passará também pela avenida que leva o nome de Ali, assim como o museu que homenageia seus triunfos no esporte e as causas humanitárias que abraçou fora do ringue.